Sociedade

Sanjoanenses no primeiro banho do ano

• Favoritos: 3


Vários sanjoanenses cumpriram a tradição do primeiro banho do ano na praia de Cortegaça. Se para uns esta é uma forma de purificar o corpo no início do ano, para outros trata-se de um prolongamento do revéillon.

Vários sanjoanenses cumpriram a tradição do primeiro banho do ano na praia de Cortegaça. Se para uns esta é uma forma de purificar o corpo no início do ano, para outros trata-se de um prolongamento do revéillon.A tradição do primeiro banho do ano voltou a cumprir--se. Homens, mulheres, idosos e crianças juntaram-se, no primeiro dia do ano, na praia de Cortegaça, em Ovar, para “brindar” a chegada do novo ano.Vários banhistas, incluindo um grupo de amigos de S. João da Madeira, quiseram desafiar as mais que previsíveis dificuldades de 2022 com vários mergulhos, num verdadeiro ambiente de convívio e muita alegria. “É tradição passarmos por cá”, deu conta o sanjoanense Manuel Pereira, que mergulhou no mar com a esposa e os dois filhos. “A água está maravilhosa e não custa nada”, dava conta Ana Brandão.
Todos os anos a tradição é cumprida. “Só o ano passado é que não viemos com os amigos, devido à Covid-19, pois não era possivel circular entre os concelhos”. Testados contra a doença, juntaram-se a outro grupo, que, com coragem, enfrentavam a audácia do mar. E quem ali mergulha afirma que esta é uma verdadeira “vacina contra a gripe”.
Para Armando Costa, para além do desafio, que já é uma tradição nas praias vareiras, “o espírito com que nos encontramos todos os anos é sempre de grande optimismo para enfrentar o novo ano”. Por sua vez, José Gomes garante: “nada melhor que um bom banho nas águas frias do Atlântico para curar e purificar o corpo no novo ano, bem como tratar da ressaca” e entende ainda que se trata de uma “continuidade da passagem de ano”.
Manuel Marques assistia com agrado à epopeia dos banhistas. “Admiro a coragem destas pessoas. Eu não me atrevia a mergulhar. Isto só para pessoas verdadeiramente corajosas”, assume com ar de graça.
A iniciativa do primeiro banho do ano conquista todos os anos novos adeptos, que fazem questão de esquecer o frio do primeiro dia do ano e mergulham nas águas gélidas do mar. Se uns são destemidos, outros preferem os agasalhos e aproveitam o tempo para tirar fotografias. Mais do que os desejos para mais um ano, o convívio fala sempre mais alto. As primeiras horas do novo ano chegaram com muitas promessas e desafios para os próximos 365 dias, e uma das promessas foi de voltar no próximo ano com novos mergulhos.

3 Recomendações
7 visualizações
bookmark icon