Negócios

Conheça cada filtro do seu carro e saiba quando deve trocá-los

• Favoritos: 21


Imagem de autopecasonline24.pt

Você sabe quais são as funções de cada filtro do seu carro e quando devem ser trocados? Muitos condutores não dão muita importância aos filtros mas estes componentes são essenciais para a vida útil de alguns sistemas do automóvel.
Neste artigo iremos apresentar cada filtro do automóvel e a importância dessas peças. Verifique a seguir, quais são as funções dos filtros do carro e quando devem ser efetuadas suas trocas.

Filtro do Óleo
O óleo é, comparativamente ao ser humano, a corrente sanguínea do motor do carro e, por isso, deve estar sempre em excelentes condições de uso. Esse item, que tem por função lubrificar os componentes internos do motor, quando contém impurezas, acaba colocando em risco a sua vida útil, daí a importância do filtro de óleo.
A função deste filtro é evitar que pequenas particulas de sujidade, como as partículas de metal geradas pela fricção de elementos do motor, bem como aquelas geradas pela combustão, entrem em contato com algumas peças internas do motor, nomeadamente nos pistões e comprometa, dessa forma, o seu funcionamento.

Troca: o óleo deve ser mantido sempre limpo e por isso a troca periódica é essencial. Por norma em cada 15 mil quilômetros. O filtro, por sua vez, deve ser trocado também com regularidade, a maioria dos especialistas sugere a troca simultânea com o óleo — tendo em vista que é uma peça razoavelmente barata e que muito interfere na vida útil do motor do carro.
Da mesma forma que é importante trocar o óleo e o filtro, é essencial escolher um óleo de boa qualidade e um bom filtro. Não pense na economia ao comprar esses itens, já que a qualidade de ambos conta muito também para a vida útil do motor.

Filtro de Combustível
O filtro de combustível localiza-se entre o depósito e o motor do veículo. A sua função é filtrar o combustível, evitando que impurezas, como ferrugem, água, poeira, entre outras, cheguem à bomba de combustível e aos bicos injetores, provocando entupimento.
Esse componente é utilizado em todos os motores movidos à combustão, sejam eles carburados ou de injeção eletrónica. É assim responsável pela proteção de algumas peças, como carburadores, bicos de injeção, ou seja, componentes muito sensíveis que pertencem ao sistema de alimentação do combustível.
Troca: deve ser feita de acordo com os prazos recomendados pelo fabricante, que pode variar de acordo com a marca e o modelo do veículo. Esteja atento ao manual do automóvel.

Filtro de Ar
O filtro de ar tem como função evitar que partículas de sujidade sejam aspiradas pelo motor. Dessa forma, ele garante que apenas ar livre de impurezas circule pelo motor e chegue à câmara de combustão do veículo.
A filtragem do ar evita o desgaste de algumas peças do motor do carro, como pistões ou a biela. A falta de manutenção desse componente, bem como deixar de trocar nos períodos recomendados, fazem com que o carro consuma mais combustível. O excesso de sujeira obriga o propulsor do carro a trabalhar com mais intensidade, ocorrendo, dessa forma, um gasto maior de combustível.
Troca: a validade do filtro deve ser verificada sempre de acordo com a última troca feita ou pela quilometragem. Pela quilometragem, essa troca pode ser feita a cada 7 500 km, visto que é um meio-termo, já que a duração do filtro é de 10 a 15 000 km.

Filtro de Habitáculo
O filtro do ar do habitáculo tem as funções de filtrar o ar que entra para o interior do automóvel e de retirar odores desagradáveis. Com o decorrer do tempo, acumulam-se micro-organismos no habitáculo que em casos mais extremos podem chegar a obstruí-lo, causando uma ventilação insuficiente no interior do veículo e, por conseguinte, embaciamento e humidade no pára-brisas.
Troca: o intervalo depende da forma como utiliza o carro. Mas é muito importante manter o filtro limpo, devendo substitui-lo preferencialmente todos os anos para um correto funcionamento da ventilação do veículo e da qualidade do ar no seu interior. Torna-se ainda mais importante quando conduz em ambiente urbano, quando os gases de escape podem criar um efeito nocivo no habitáculo. Um filtro em bom estado é responsável pela eliminação das impurezas do ar que você respira dentro do veículo.

21 Recomendações
99 visualizações
bookmark icon