Política

Só o PS votou a favor do Orçamento para 2022

• Favoritos: 94


O PS foi o único, na Assembleia Municipal, a votar a favor do orçamento e grandes opções do plano para o ano de 2022. O Bloco de Esquerda votou contra e os restantes abstiveram-se. A proposta orçamental é de cerca de 26 milhões de euros

Só o PS aprovou a proposta de orçamento do PS, que o Presidente da Câmara, Jorge Vultos Sequeira, apresentou na continuação da Assembleia Municipal, na segunda-feira, dia 27, cuja primeira sessão decorreu no dia 16 de dezembro. “Com muita certeza e segurança, [o orçamento] vai ser corrigido em alta a breve trecho”, declarou o presidente, remetendo para o empréstimo de cerca de dois milhões de euros aprovado na sessão anterior.
O socialista destacou medidas como o programa de lanches saudáveis nas escolas, e o Oliva Summer Cup, uma oferta “educativa e cultural” para jovens, que será assegurada por professores da Universidade de Aveiro e agentes locais. Lembrou também o plano municipal de saúde, que pretende criar, para dar resposta a situações de alcoolismo e tabagismo, continuando com o Primus e as parcerias com a Associação Mentemovimento. Sublinhou, aliás, a verba de 39 mil euros destinada à saúde mental.
Para a coligação ‘A Melhor Cidade do País’ (PSD/CDS/IL), “não seria prudente”, depois das eleições em que a maioria dos sanjoanenses votantes escolheu o PS para continuar a governar S. João da Madeira, que a oposição “tivesse uma posição marcadamente contra”.
Gonçalo Fernandes aproveitou para lembrar os socialistas que “chumbar” e “bloquear projetos da cidade” não tem sido a postura da coligação, remetendo para os tempos em que o PS foi oposição. Reforçando o desejo de ver a cidade “crescer em pessoas e empresas” o social democrata diz ainda esperar que “a execução [deste orçamento] seja melhor” do que as anteriores. O deputado lembrou ainda as propostas deixadas pela oposição, entre as quais a redução de IRS em mais 0,5% (que foi rejeitada na sessão passada da Assembleia Municipal), um programa de bicicletas e trotinetes partilhadas e a recuperação do TecNet.

Ar­tigo dis­po­nível, em versão in­te­gral, na edição nº 3872 de O Re­gi­onal,
pu­bli­cada em 1 de janeiro de 2022

94 Recomendações
153 visualizações
bookmark icon