Educação

Jovens debatem no Dia Internacional das Cidades Educadoras

• Favoritos: 13


O encontro serviu para debater questões da exclusão e inclusão social, por ocasião da comemoração do Dia Internacional da Cidade Educadora, que se assinalou na última terça-feira.

Jovens das escolas de S. João da Madeira debateram questões da exclusão e inclusão social, num debate que resultou de uma parceria entre o Município de S. João da Madeira e a RTP Multimédia, através dos seus projetos #soquenao e #ENTR.
O encontro realizou-se no auditório dos Paços da Cultura, no Dia Internacional das Cidades Educadoras, que se assinalou na última terça-feira, dia 30, e teve como lema “A Cidade Educadora não deixa ninguém para trás”. O debate teve como ponto de partida os testemunhos de quem sofreu na pele o preconceito, relatos que foram projetados no écrans e depois debatidos pelos jovens. Preconceitos ou pré-conceitos raciais, religiosos, físicos, profissionais, médicos, morais ou espirituais. Cada protagonista relevou a forma como tem de ultrapassar, todos os dias, com mais emoção ou melhor disposição.
“Esperamos que esta iniciativa constitua, junto dos jovens, um momento de reflexão e de partilha” e que, sobretudo, “contribua significativamente para promover a educação, corrigindo as desigualdades, possibilitando e gerando bem-estar da e na sociedade”, assumiu minutos antes do encontro a Vereadora da Educação, a ‘O Regional.
Irene Guimarães acredita que este encontro, que reuniu alunos e professores das escolas da cidade, “possa fomentar nos participantes a informação e a comunicação dos princípios considerados justos para a humanidade, inspiradores do respeito e da igualdade. Será a grande expectativa”.
Relativamente ao tema escolhido, a porta-voz do município enfatiza que o encontro teve, “mais do que nunca, elevado sentido e pertinência, convocando os municípios para a necessidade de estar ao lado da população mais vulnerável, aquela que mais precisa de apoio”, para tornar inclusiva a recuperação, após a pandemia.
Para tal, e no caso concreto de S. João da Madeira, “foi necessário reforçar a ação municipal, à luz dos valores da Carta das Cidades Educadoras”, nomeadamente, a igualdade de oportunidades, a inclusão, o progresso social e o crescimento sustentável.
Relativamente às escolas e instituições sanjoanenses, a vereadora assegura que o trabalho é feito em “rede” e com diversos mecanismos, para que “ninguém fique para trás”, “Todos, e cada um de nós, esteja atento a quem nos rodeia”, comunicando aos serviços da Câmara Municipal “qualquer situação que entenda que precisa de ajuda, de apoio, ou de um olhar atento”, assegura a vereadora.
O debate foi moderado pela jornalista da RTP Joana Martins e por jovens provenientes dos três Agrupamentos de S. João da Madeira e do Centro de Educação Integral. O projeto contou com a participação de alunos e de professores das escolas secundárias Dr. Serafim Leite, João da Silva Correia, Oliveira Júnior e Centro de Educação Integral.

13 Recomendações
32 visualizações
bookmark icon