Educação

“Este prémio é a certeza de que não há impossíveis”

• Favoritos: 4


Uma turma do 12º ano conquistou o primeiro lugar da 29ª edição do prémio Jovens Cientistas. Os alunos vencedores reconhecem que este prémio “foi a cereja no topo do bolo e a certeza de que não há impossíveis”.

“Da aproximação experimental à ordem de grandeza da probabilidade teórica” - este foi o tema escolhido e elaborado por alunos do 12º A do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite (2020/2021), e que conquistaram o 1.º Prémio na 29ª Edição do Concurso Jovens Cientistas, promovido pela Fundação da Juventude. O concurso é aberto a todos os estudantes do ensino básico, secundário ou primeiro ano do ensino superior, dos 15 aos 20 anos e, além do prémio, acresce a participação internacional no próximo ano na EUCYS – European Union Contest for Young Scientists, que se realizará em setembro de 2022, na cidade de Leiden, na Holanda.
Pedro Oliveira, um dos alunos vencedores do projeto, assume que receber o prémio foi emocionante: “Ficar em 1.º lugar foi muito gratificante. Senti que o nosso trabalho árduo e horas postas no projeto tinham sido recompensados”. O estudante diz que quando ouviram a anunciar que o prémio vinha para a sua escola não conteve a satisfação. “É um momento que vou levar para a vida”.
Por sua vez, Cláudia Sá lembra que o 1.º prémio “foi a cereja no topo do bolo e a certeza de que não há impossíveis”, enfatiza a aluna vencedora – foi uma das professoras que acompanhou.
Por fim, Tiago Tavares frisa que, no seu caso pessoal, fazer parte deste projeto “foi uma experiência muito boa e enriquecedora”. José Pedro remata: “Os jovens cientistas foi o melhor projeto em que participei”. Após um ano de trabalho, “percebo que este projeto não só me fez melhorar os meus conhecimentos em diferentes áreas, como também me fez olhar para o quotidiano de outra forma”, conclui.

Ar­tigo dis­po­nível, em versão in­te­gral, na edição nº 3868 de O Re­gi­onal,
pu­bli­cada em 2 de dezembro de 2021

4 Recomendações
8 visualizações
bookmark icon