Cultura e Lazer

Agenda Cultural - Museu da Chapelaria e Museu do Calçado

• Favoritos: 4


Traçando pontes entre passado, presente e futuros, os museus têm um papel essencial na transformação das sociedades.

Sendo espaços de reflexão e diálogo, eles devem contribuir para sociedades mais justas e sustentáveis levando à discussão pública distintas temáticas e problemáticas. Partindo deste mote e a assinalar o Dia Internacional da Violência Contra a Mulher, propõe-se a visita à exposição “Babuchas e as Mulheres”. Convidando a traçar um olhar à mulher árabe e o (des)respeito dos seus direitos e costumes na sociedade atual, a exposição inaugura sábado, dia 27 de novembro, no Museu do Calçado.
Também este sábado, às 21h00, poderá assistir na Casa da Criatividade ao cine-concerto
“O vendedor de rebuçados apresenta-se indecentemente descalço”. Esta criação artística, que terá música ao vivo, resulta do trabalho com a comunidade local sobre a memória cinematográfica da cidade. Esta é a terceira criação do INTERFERÊNCIAS 1.0, projeto inclusivo de intervenção sociocultural promovido pelos Museus e pela Casa da Criatividade.
Também as visitas virtuais bilingues aos museus já se encontram disponíveis. Usadas como complemento às visitas físicas ou como recurso educativo para instituições educativas, as visitas poderão ser exploradas livremente ou com o apoio dos Serviços Educativos dos museus.
Para as férias escolares e os mais jovens sugiro, ainda, o programa “CULTURando por ai… Natal 2021”. Partindo das coleções dos museus e um conjunto de visitas orientadas, oficinas criativas e desafios lúdico-pedagógicos temáticos, os jovens serão colocados perante desafios que os estimularão a pensar, a sentir e atuar criativamente. Se procura uma experiência diferente para os seus filhos, o programa “CULTURando por ai…” vai decorrer nos Museus da Chapelaria e do Calçado, de 22 a 30 de dezembro, entre as 09h30 e as 17h30.

4 Recomendações
8 visualizações
bookmark icon