Negócios

Novo Mercedes-Benz Citan chegou à Soc. Com. C. Santos

• Favoritos: 76


A segunda geração Mercedes-Benz Citan já está disponível na Sociedade Comercial C. Santos. Dimensões externas compactas combinadas com generoso espaço interior, elevada capacidade de carga e reforço de imagem Mercedes-Benz são os cartões de visita do novo modelo. Os preços começam nos 18 984 euros (+ IVA).
O novo Citan é o mais recente membro da família Mercedes-Benz Vans e impressiona pelo seu design com proporções equilibradas, sendo digno de realçar o trabalho das equipas da marca alemã para dotar o Citan com a imagem típica da Mercedes-Benz, tanto no exterior como no interior. No habitáculo, sobressai o a forma horizontal do painel de instrumentos e a elevada quota de espaço disponível para os passageiros.
Combina dimensões compactas (4498 mm de comprimento e 2716 mm de distância entre eixos) com uma grande amplitude interior, o Citan está para já disponível com uma versão comercial (Furgão) e outra de passageiros (Tourer), mais tarde haverá uma versão Longa e a Mixto (que junta funcionalidades das versões cargo e das variantes de passageiros.
Mesmo na variante de distância entre eixos curta (2716 mm), oferece muito mais espaço que a primeira geração: no furgão, por exemplo, o comprimento da bagageira é de 3,05 metros (com a parede divisória flexível), para uma capacidade de até 2,9 m3. No espaço de carga cabem duas europaletes em posição transversal.

Cinco opções de motores

Nesta fase inicial de lançamento, a gama de motores do novo Citan é composta por três opções a diesel – 108 CDI (1.5 litros de 75 cv), 110 CDI (1.5 litros com 95 cv), 112 CDI (1.5 litros de 116 cv) – e duas a gasolina: 110 (1.3 litros de 102 cv) e 113 (1.3 litros com 131 cv).
Estas motorizações têm caixa manual de seis velocidades, sendo que as variantes mais potentes (diesel e gasolina) estarão, a partir do segundo semestre de 2022, também disponíveis com transmissão de dupla embraiagem de sete velocidades.

Dois níveis de equipamento
O novo Mercedes-Benz Citan Furgão e Tourer está disponível com duas linhas de equipamento: BASE e PRO. Com a Linha BASE, o cliente tem acesso a todo o equipamento básico necessário incluindo ar condicionado, rádio, porta lateral deslizante e piso de carga revestido, entre outros. A linha PRO combina um design distinto e equipamentos adicionais, incluindo sistema de entretenimento MBUX, sistema de auxílio ao estacionamento por sensores ultrassónicos, regulador e limitador de velocidade, etc.
Em termos de tecnologia, a Citan adota alguns dos mais recentes dispositivos de segurança e conforto dos automóveis de passageiros. Assim, de série ou como opcionais, o Citan contar com sistemas como o Keyless-Go (acesso sem chave de ignição), pacote de estacionamento com Parktronic ou o sistema MBUX (Mercedes-Benz User Experience). Este último sistema tem como pontos fortes o conceito de operação intuitivo com um touchscreen de sete polegadas, botões Touch Control no volante e o assistente de voz “Olá Mercedes”. Outras vantagens são a integração do smartphone com Apple Car Play e Android Auto, o sistema mãos-livres Bluetooth e o rádio digital (DAB e DAB+).

Preços começam nos 18 984 euros
Quanto a preços em Portugal, o novo Mercedes-Benz Citan, na versão Furgão, com motor a diesel de 3 lugares dianteiros, está disponível a partir de 18 984,23 euros (+ IVA) ou 229 euros por mês (+ IVA), com contrato de serviço completo incluído (Citan Furgão 108CDI/27 de 75 cv). Já a versão Tourer 110/27 de 5 lugares com motor a gasolina tem preços a partir de 19 912,83 euros (+ IVA).

Versão elétrica em 2022
O Mercedes-Benz eCitan será lançado já no segundo semestre de 2022. Este Citan totalmente elétrico também estará disponível em várias versões. A autonomia de acordo com o ciclo WLTP deverá rondar os 285 km. Em postos de carregamento rápido, estima-se que a bateria carregue dos 10% a 80% em 40 minutos.

A bateria de iões de lítio, com uma capacidade de 44 kWh, está posicionada na parte inferior à frente do eixo traseiro, onde também está protegida contra colisões. Uma grande vantagem: no que diz respeito às dimensões do compartimento de carga, à carga útil e à disponibilidade de equipamentos, os clientes não precisam de abdicar de atributos em comparação com um veículo equipado com um motor de combustão. Até um acoplamento de reboque estará disponível para o futuro eCitan.

Fundada em 1946, a Sociedade Comercial C. Santos tem instalações no Porto, Maia (Aeroporto) e Felgueiras. Um dos maiores concessionários Mercedes-Benz, smart e AMG em Portugal, a empresa comercializa viaturas e peças e presta serviço pós-venda a veículos ligeiros de passageiros, ligeiros de mercadorias e pesados de passageiros e de mercadorias.

 

76 Recomendações
63 visualizações
bookmark icon