Sociedade

Cidade liga amanhã a iluminação de Natal

• Favoritos: 20


O objetivo principal deste evento é a promoção da atividade comercial, que tem sido duramente atingida pela pandemia. A iluminação de Natal é ligada nesta sexta-feira. Um investimento que ronda os 70 mil euros.

Constituída por milhares de pequenas lâmpadas LED, a iluminação de Natal em S. João da Madeira é ligada nesta sexta-feira, 26 de setembro, não estando prevista uma inauguração formal. Mesmo assim, será um bom pretexto para sanjoanenses e forasteiros virem à cidade cumprir a tradição e assistir à ligação das luzes decorativas, que vão estar acesas durante a quadra natalícia, até aos Reis.
Para o Presidente da Autarquia, a “iluminação natalícia está presente, desde 2017, em vários pontos da cidade”. Jorge Sequeira adiantou a ‘O Regional’ que o “objetivo é marcar a época natalícia e atrair visitantes à cidade”, promovendo a atividade comercial.
Segundo apurámos ainda junto da Câmara Municipal, no essencial, serão abrangidos os arruamentos e outros espaços públicos incluídos em anos anteriores. A colocação de apontamentos de luz nos bairros de habitação social do concelho mantém-se também como uma marca da decoração urbana alusiva a esta quadra promovida pelo município sanjoanense. Em relação a 2020, regista-se como novidade a inclusão de um troço da Rua do Dourado, que vai da Rua João de Deus até à Igreja Matriz, que passa a ter iluminação de Natal.
Na Praça 25 de Abril, em frente à Casa da Criatividade, será instalada uma árvore de luz de Natal com cerca de 15 metros, além de outros elementos decorativos instalados noutros pontos de S. João da Madeira. O investimento municipal na iluminação de Natal é de cerca de 70 mil euros, a que acresce IVA. O mesmo valor do ano passado, lembra o município.

Pista de gelo em dezembro

Mais tarde, em dezembro, entrará em funcionamento, na Praça Luís Ribeiro, uma pista de gelo sintético, naquele que será o grande destaque da programação preparada pela Câmara Municipal para este Natal, como ‘O Regional’ já noticiou.
Será, portanto, um tipo de estrutura diferente em relação à que foi instalada em 2019, que era em gelo natural, o que implicava um maior consumo de energia e de água. A opção prevista para este ano garante uma melhor performance ecológica, segundo informação da autarquia.
Apesar das diferenças, as pistas de gelo sintético também permitem o uso de patins de lâmina como as pistas de gelo real, de acordo com a informação disponibilizada por diversos fabricantes deste tipo de estruturas.
Em termos de dimensões, prevê-se que a pista de gelo sintético da Praça luís Ribeiro tenha uma área útil de patinagem de cerca de 200 metros quadrados – 20 metros de comprimento por 10 metros de largura –, protegida por uma tenda transparente – outra novidade em relação a 2019 –, cobertura que acautelará, dessa forma, a sua utilização também nos dias em que ocorra precipitação.

20 Recomendações
comments icon0 comentários
0 favoritos
292 visualizações
bookmark icon

Escreva um comentário...

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *