Negócios

Cuidados a ter com o ar condicionado do seu carro

• Favoritos: 18


Todos os condutores sabem que o barulho e a poluição produzidos pelo trânsito, particularmente nos grandes centros urbanos, dificulta a circulação com os vidros do carro abertos! Mas, no nosso país, mesmo no inverno, fechar as janelas significa aumentar o embaciamento e no verão o consequente aumento da temperatura do veículo.
Perante estes factos, a solução ideal é manter o ar condicionado do carro a funcionar corretamente.
Mas será que o seu automóvel reune as condições ideiais para um bom funcionamento do ar condicionado!
Tenha em atenção alguns pontos:

O filtro do habitáculo

Diariamente enfrentamos ambientes contaminados com partículas tão pequenas que são imperceptíveis ao olho humano. Com o decorrer do tempo, acumulam-se micro-organismos no habitáculo que em casos mais extremos podem chegar a obstruí-lo, causando uma ventilação insuficiente no interior do veículo e, por conseguinte, embaciamento e humidade no pára-brisas. Por esta razão e muitas outras é muito importante manter o filtro limpo, devendo substitui-lo anualmente para um correto funcionamento da ventilação do veículo e da qualidade do ar no seu interior. Torna-se ainda mais importante quando conduz em ambiente urbano, quando os gases de escape podem criar um efeito nocivo no habitáculo. Um filtro em bom estado é responsável pela eliminação das impurezas do ar que você respira dentro do veículo.

Perceba o funcionamento do AC

Não basta saber ligar e desligar o ar condicionado. Tente perceber como funciona o AC do seu automóvel, pois é fundamental para evitar que este avarie e particularmente para obter a temperatura exata para o conforto geral.

Por norma o equipamento de AC é muito simples, atualmente a maioria já é automatico para manter um boa temperatura do arrefecimento ou aquecimento do habitáculo. Mas a qualidade do ar dentro do veículo é garantido pelo filtro. Em caso de dúvidas, não deixe de consultar o manual do seu automóvel.

Atenção à bateria

No dia-a-dia tenha em atenção alguns procedimentos que são fundamentais para prolongar a vida útil da bateria do veículo. Antes de ligar a ignição do automóvel não esqueça de o fazer com o ar condicionado desligado. Isso porque o equipamento quando ligado acaba por fazer com que o veículo debite mais carga elétrica no momento do arranque, o que afeta consideravelmente a vida útil da bateria. Outra medida importante é não acionar continuadamente a recirculação de ar, uma vez que a falta de ar renovado no interior do veículo pode ser nociva à saúde dos passageiros.

Visita anual à oficina

Com o uso quotidiano, o ar condicionado poderá começar a apresentar sinais de desgaste, o que torna indispensável uma visita periódica à oficina, no mínimo uma vez por ano.
A higienização completa do sistema de ar condicionado, com a necessária troca de filtros, não pode ser descuidada. Não realizar esta simples mas necessária manutenção do ar condicionado do seu veículo pode provocar sintomas desconfortáveis, como tosse, rinite, dor de garganta e até pneumonia.
Para evitar todos esses problemas e garantir a sua segurança no carro, lembre-se que o simples fato de trocar o filtro pode fazer toda a diferença.

Fontes de informação:

https://www.pecasauto24.pt/pecas-de-automovel/filtro-do-habitaculo.html

 https://www.circulaseguro.pt/ar-condicionado-bem-mantido-conducao-segura/

 

18 Recomendações
comments icon0 comentários
0 favoritos
22 visualizações
bookmark icon

Escreva um comentário...

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *