Cultura e Lazer

Agenda Cultural

• Favoritos: 21


Aníbal Lemos*

Na retoma das atividades expositivas do Centro de Arte de S. João da Madeira, está a decorrer na Torre da Oliva, a exposição “35 ANOS DE CENTRO DE ARTE”.
Iniciando a sua atividade em 1986, no palacete do “Rei da Farinha”, o Centro de Arte permanece agora nas instalações da Oliva, onde mantém as oficinas artísticas formativas nas áreas da Pintura, Desenho, Fotografia Analógica e Digital, Serigrafia, Gravura, Banda Desenhada e Ilustração.
A exposição, que celebra os seus 35 anos, é composta por trabalhos dos professores que lecionaram as oficinas do Centro de Arte ao longo dos anos e obras de uma seleção de ex-alunos que seguiram a carreira artística, a sua maior parte com formação superior, num total de 35 participantes.
Os autores, que em tempos idos começaram aqui o seu percurso, ou connosco complementaram a sua formação artística, seguiram os seus próprios caminhos, revelando-se hoje valores ativos no contexto da arte contemporânea.
Esta exposição pretende reunir o que o tempo dispersou, promovendo o reencontro e diálogo de diferentes gerações de artistas, numa apresentação conjunta, mas autónoma, aproximando o que é diferenciado.
Estão expostas obras de pintura, escultura, arquitetura, multimédia, fotografia, desenho, ilustração e banda desenhada.
Ainda a iniciar em Dezembro, o Centro de Arte de S. João da Madeira, irá organizar, também com a colaboração da Torre da Oliva, uma exposição de médicos – fotógrafos, com 10 participantes, integrada num programa que queremos fazer crescer anualmente na área da fotografia. A Fotografia foi sempre uma disciplina com frequência acentuada nas oficinas do Centro de Arte, tendo por lá passado largas centenas de participantes, o que pressupõe existir uma forte audiência na região.
Estão em preparação dois catálogos relativos a ambas as exposições.
Estas exposições contam com o apoio da Direção Geral das Artes e são parceria com a Câmara Municipal de S. João da Madeira.

*Diretor do Centro de Arte

21 Recomendações
comments icon0 comentários
0 favoritos
23 visualizações
bookmark icon

Escreva um comentário...

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *