Sociedade

Comandante Francisco Bagina homenageado no aniversário da PSP

• Favoritos: 1


A celebração aniversária homenageou “todos” os que, desde 1961, fazem, e fizeram, parte da história da PSP em S. João da Madeira, e recordou o antigo comandante Francisco Bagina, falecido em 2017, cujo nome foi atribuído a uma das salas da esquadra.

Tratou-se de uma homenagem “simples”, que teve como principal objetivo homenagear aqueles que, ao longo dos últimos 60 anos, fizeram, e ainda fazem, parte da história da PSP de S. João da Madeira, que chegou à cidade a 11 de novembro de 1961.
A cerimónia decorreu na esquadra sanjoanense, na última quinta-feira, dia 11, com a presença de Isidro Silva – que integrou o primeiro contingente de 10 agentes que chegou a S. João da Madeira, em 1961 – e ainda o Comandante Junqueira, ambos já aposentados, que recordaram as suas vivências profissionais de há décadas, deixando testemunhos marcantes de diferentes períodos da atividade desta força de segurança em território sanjoanense.
O programa incluiu ainda a homenagem a antigos comandantes, nomeadamente, a Francisco Bagina, falecido em 2017, cujo nome foi atribuído a uma das salas da esquadra sanjoanense.

Virgínia Cruz, Hélder Andrade com  Isidro Gomes da Silva e Manuel Junqueira antigo Comandante da Esquadra

Virgínia Cruz, Superintendente do Comandante Distrital da PSP de Aveiro, lembrou que A PSP de S. João da Madeira acompanhou a criação e desenvolvimento do concelho. “Os 35 anos que medeiam, entre a emancipação concelhia e a chegada da PSP, foram decerto de grande desenvolvimento, em especial da indústria, com a consequente fixação de população”, tendo motivado, em 1961, “a necessidade de satisfazer o policiamento de centros industriais de grande importância”, enfatizou.

Ar­tigo dis­po­nível, em versão in­te­gral, na edição nº 3866 de O Re­gi­onal,
pu­bli­cada em 18 de novembro de 2021

20 visualizações
bookmark icon