Cultura e Lazer

Exposições no Centro de Arte Oliva

• Favoritos: 58


No Centro de Arte Oliva estão atualmente três exposições que nos colocam em contacto com um conjunto de assuntos tão diversificados quanto estimulantes.
Duas exposições são mostras coletivas realizadas a partir das coleções residentes: “O efeito do Observador” reúne trabalhos de cerca de quarenta reconhecidos artistas nacionais e internacionais contemporâneos, alguns raramente vistos em Portugal.
A exposição parte do fotográfico, reunindo várias obras da história da fotografia, mas não se limita a este meio e alarga-se ao vídeo, à instalação, desenho, contemplando também uma câmara obscura.
A exposição EUREKA! é uma explosão de ideias, apresentando obras de cerca de cinquenta autores autodidatas com obras que criam e propõem projetos, teorias e investigações inesperados nos campos da arte, ciência e arquitetura, e que dão azo a uma dimensão e interpretação alternativa do mundo. Por fim, a exposição “Jaime: vi uma cadela minha com lobos” é uma individual que reúne desenhos de Jaime Fernandes (1899-1969), o mais reconhecido artista português da esfera da arte bruta e cujo reconhecimento extravasou há muitos anos as fronteiras do país. A exposição é uma oportunidade única para ver os mais de quarenta desenhos provenientes de diversas coleções particulares de Portugal, França, Suíça e Áustria e de instituições nacionais e internacionais, como a Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa) e a Collection de l’Art Brut (Lausanne). Ao longo dos meses de novembro e dezembro haverá visitas orientadas todos os domingos de tarde, às 15.00, a cada uma destas exposições e que permitem explorar connosco mais aprofundadamente estas obras e artistas.

Andreia Magalhães
Diretora do Centro de Arte Oliva

58 Recomendações
90 visualizações
bookmark icon