Sociedade

Câmara aprova Medalha de Ouro a ‘O Regional’

• Favoritos: 61


A Câmara Municipal de S. João da Madeira aprovou, por unanimidade a atribuição da Medalha de Ouro a ‘O Regional’, por ocasião do centenário do jornal. Foi igualmente aprovada a mesma distinção a Alberto Pacheco pelo seu percurso cívico e profissional

Tal como ‘O Regional’ já havia noticiado, o Presidente Jorge Vultos Sequeira propôs, na última reunião de câmara, que decorreu na sexta-feira, dia 5, a atribuição da Medalha de Mérito Municipal em Ouro ao nosso jornal.
A proposta foi, segundo o autarca, articulada com os restantes vereadores e surge na sequência dos 100 anos do jornal, que se assinalam em 1 de janeiro de 2022.
Assim, o documento votado destaca o papel do Grupo Patriótico Sanjoanense e d’O Regional na conquista da emancipação concelhia, em 1926, bem como o “relevante papel [do jornal] na preservação das memórias e da cultura sanjoanenses, no acompanhamento noticioso da vida do nosso concelho e na garantia da existência do direito fundamental à informação”.
“Não são muitos os títulos” que alcançam 100 anos, considerou o presidente, entendendo que tal é, desde logo, “assinalável”.
Saudando jornalistas, proprietários e todos os colaboradores d’O Regional, Jorge Vultos Sequeira vincou que a atribuição da distinção é um “ato simbólico, mas politicamente muito relevante”.
Para o vereador João Almeida, que chegou apenas a meio da reunião devido a imprevistos no trânsito (vindo de Lisboa), o jornal “merece esse reconhecimento, ainda mais numa altura em que a democracia tem ameaças fortes”, apontando a “comunicação social livre” como “fundamental para o debate democrático, na base da transparência, da pluralidade”.
O vereador da coligação PSD/CDS/IL também remeteu para um “tempo” em que os meios de comunicação têm de se “reinventar, principalmente a imprensa escrita”, dada a “concorrência muito grande” noutras plataformas. “A cidade faz muito bem reconhecer o valor que o jornal ‘O Regional’ tem”, concluiu.
Mas esta não foi a única Medalha de Ouro votada na reunião da semana passada. Também foi aprovada, por unanimidade, a atribuição da mesma distinção ao empresário Alberto Pacheco, fundador da Heliotextil, pela “sua atividade na dinamização do tecido económico e empresarial de S. João da Madeira, nomeadamente na criação de emprego”, bem como “a sua reconhecida intervenção cívica e autárquica”.
Alberto Pacheco foi vice-presidente da Junta, vereador na Câmara e deputado municipal. O seu trabalho associativo abrange os bombeiros e a Santa Casa da Misericórdia, tendo tido um papel “determinante” na “edificação de uma Unidade de Cuidados Continuados (UCCI) e uma Creche – Ludoteca, que acabou por receber o seu nome”.

61 Recomendações
51 visualizações
bookmark icon