Sociedade

Desemprego reduz na cidade mas aumenta no distrito

• Favoritos: 2


O desemprego desceu em S. João da Madeira no mês de setembro, que contabilizava 1044 pessoas sem emprego. Já no distrito, verifica-se uma subida no número de desempregados.

Os números foram avançados esta semana pela União de Sindicatos de Aveiro (USA). O número de desempregados em S. João da Madeira diminuiu em setembro deste ano em relação a agosto.
Segundo esta fonte sindical, em setembro de 2020, S. João da Madeira tinha 1050 desempregados. Em agosto, os números fixavam-se nos 1057. Em setembro deste ano, o número de pessoas sem emprego era de 1044, sendo a variação homóloga de 0,57 e a variação mensal nos 1,23.
Na região verifica-se que em Santa Maria da Feira o número de pessoas sem emprego em setembro deste ano era de 5170. Já Oliveira de Azeméis, tinha 1907, Vale de Cambra 444 e Arouca 520 pessoas desempregadas.
Relativamente ao distrito de Aveiro, o número de pessoas sem emprego no distrito era, em setembro, de 21 349, tendo o desemprego oficial aumentado pelo segundo mês consecutivo neste distrito.
“Os trabalhadores com vínculo precário continuam a ser os primeiros a ser despedidos”, alerta a estrutura sindical afeta à CGTP. Em setembro, 52,07% dos desempregados que se inscreveram nos centros de emprego do distrito estavam nessa condição.
Com base nos números avançados pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), o relatório da USA dá conta DE que o número de desempregados registados no distrito, em setembro de 2021, é de 21 349, mais 168 que em agosto. Já em termos homólogos, diminuiu em 2893 desempregados, seguindo a tendência do continente, que diminuiu para 47 612.

886 empresas encerraram desde o início deste ano

Referem também que apenas 69 em cada 100 pessoas inscritas recebiam proteção social de desemprego, com o valor médio de 546,96 euros.
De acordo com os dados do Observatório Infotrust, no distrito de Aveiro, nos primeiros nove meses de 2021, verificaram-se 113 novos casos de insolvências e o encerramento de 886 empresas.
Em termos de variação mensal, o desemprego registado aumentou em 11 concelhos: Albergaria- a-Velha, Arouca, Aveiro, Espinho, Estarreja, Ílhavo, Mealhada, Murtosa, Oliveira de Azeméis, Oliveira do Bairro e Sever do Vouga, e diminuiu em oito concelhos: Águeda, Anadia, Castelo de Paiva, Ovar, Santa Maria da Feira, S. João da Madeira, Vagos e Vale de Cambra.

2 Recomendações
19 visualizações
bookmark icon