Sociedade

Câmara vai votar proposta de atribuição de medalha do município a “O Regional”

• Favoritos: 3


A 1 de janeiro de 2022 completam-se 100 anos sobre a edição do primeiro número do nosso jornal.

Um dos pontos que vai estar em cima da mesa, na reunião de Câmara a realizar nesta sexta-feira, é a atribuição da Medalha de Mérito Municipal em Ouro a “O Regional”.
Embora o presidente da edilidade sanjoanense, Jorge Vultos Sequeira, se tenha escusado a falar sobre o assunto à nossa reportagem, “O Regional” sabe que a proposta será apresentada pelo próprio autarca.
A ideia é distinguir o jornal no contexto da celebração, em 2022, dos seus 100 anos de publicação ininterrupta, contados desde a saída do seu primeiro número em 1 de janeiro de 1922. Ao todo, são perto de 3900 as edições que, de então para cá, chegaram às mãos dos leitores.
A criação de “O Regional”, nesse início dos anos 20 do século passado, deu corpo à iniciativa do Grupo Patriótico Sanjoanense, cujo papel foi determinante para a Emancipação Concelhia de S. João da Madeira, alcançada cerca de quatro anos depois, em 11 de outubro de 1926.

Palavra final cabe à Assembleia Municipal 

Sendo aprovada na reunião de câmara que, excepcionalmente, se realiza nesta sexta-feira, 5 de novembro, a proposta de atribuição da Medalha de Mérito Municipal em Ouro a “O Regional” será depois remetida para apreciação e votação pela Assembleia Municipal.
É ao órgão deliberativo que caberá, em última instância, a aprovação desta proposta, formulada de acordo com o Regulamento das Distinções Honoríficas do Município de S. João da Madeira.

3 Recomendações
5 visualizações
bookmark icon