Opinião

Que belos exemplos das nossas forças armadas!...

• Favoritos: 54


As nossas forças armadas têm feito um meritório trabalho em favor dos povos, para onde são destacadas.
Hoje, Dia do Exército, foi feita uma celebração eucarística na Sé de Aveiro. O celebrante foi o D. Rui Valério, bispo das Forças Armadas.
As palavras dirigidas aos militares presentes fizeram-me comover.
Disse D. Rui:
- Meus caros militares, o vosso exemplo dá-nos força para acreditar que tudo é possível se o homem quiser!...
Disse ainda:
- A dignidade e o desprendimento com que o fazeis é de louvar e agradecer. Deixais para trás quer a terra e a família, onde estais inseridos, quer os amigos e as comodidades, e partis, pondo em risco a própria vida, cumprindo assim uma missão nobre em favor do nosso País.
- Por onde passais deixais marcas positivas que o tempo não apaga, pois o bem lembra sempre.
Ainda há pouco tempo, quando foram deixados para trás os nossos militares na altura do repatriamento no Afaganistão, foram os populares que se entristeceram com esta situação dizendo:
- Estes soldados portugueses eram tão nossos amigos e foram esquecidos!...
- Que ótimas pessoas!... Que pena!... Os portugueses são todos assim!...
Contou ainda D. Rui Valério que numa sua ida a Cabo Verde verificou que era necessário a edificação de uma nova capela, pois a que existia tinha-se tornado pequena, para a afluência de crentes.
Como ficasse situada essa capela, num lugar previligiado, o bispo sugeriu que fosse demolida e substituida, por outra maior.
Resposta unânime dos presentes:
- Não, não, isso nunca!...
- Esta capelinha foi construída pelos militares potugueses e serve de escola, de centro de saúde, de assistência e de encontro!... É aqui que os nossos filhos aprendem a ler!...
A dada altura, este responsável das Forças Armadas aludiu também ao relevante trabalho dos nossos militares na sua missão, na República Centro Africana.
Meus queridos leitores, quando são publicados nos média episódios tão negativos, eu procuro levar um pouco de sol à nossa terra, com os artigos que o nosso Regional faz o favor de publicar.
Obrigada, Regional.

54 Recomendações
84 visualizações
bookmark icon