Educação

A Serafim Leite dinamiza o Erasmus+

• Favoritos: 40


O programa 2021-2027 coloca uma forte tónica na inclusão social, nas transições ecológica e digital e na promoção da participação dos jovens na vida democrática.

O Erasmus+ é o programa europeu que apoia a educação, a formação, a juventude e o desporto.
O programa 2021-2027 coloca uma forte tónica na inclusão social, nas transições ecológica e digital e na promoção da participação dos jovens na vida democrática. Apoia as prioridades e atividades estabelecidas no Espaço Europeu da Educação, no Plano de Ação para a Educação Digital e na Agenda de Competências para a Europa. O programa também apoia o Pilar Europeu dos Direitos Sociais e executa a Estratégia da UE para a Juventude 2019-2027 e desenvolve a dimensão europeia do desporto.
A Serafim Leite de há muito aderiu a estes projetos de intercâmbio cultural e a página da escola bem o demonstra como se pode ver na seguinte enumeração:
• Knowing Sports, Outdoor Activities and Traditions
• Social Inequality in Europe
• Girls with boys are programming in Europe
• International ICT Competitions II for Increasing the Quality of Secondary Education
• me@EU
• Bonding With Generation Z
• STEAMFUL
• Migration on EUropean Stages
• Social Media Behaviours of Teenagers
Um deles, logo o primeiro, é um projeto de mobilidade ERASMUS+ que será coordenado por Portugal, representado pelo Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite. É um projeto que envolve seis países e que procura partilhar conhecimentos, habilidades e experiências relativas a desportos, atividades ao ar livre, jogos e danças tradicionais entre os professores e os alunos dos países envolvidos. Os quatro alunos selecionados deverão ter disponibilidade para acolher alunos de outros países durante uma semana (no máximo) desde que integrados nos projetos Erasmus+ que estão em curso no Agrupamento: Portugal (Coordenador), França, Macedónia, Grécia, Turquia e Croácia
Ouvimos Filipe Rosário, um dos professores envolvidos, que nos disse ser o público-alvo os alunos de Educação Física do 10º ao 12º. Mais salientou que este projeto é válido e essencial para a aprendizagem globalizante dos alunos no seu contacto com outras realidades e na partilha da portuguesa em geral e na de S. João da Madeira em particular. Assim, os alunos que nos visitarem podem tomar contacto com alguns desportos que desconhecem, ou não podem praticar, como por exemplo o surf pois há países que não têm mar.

Restantes ar­tigos dis­po­níveis, na edição nº 3863 de O Re­gi­onal,
pu­bli­cada em 28 de outubro de 2021

 

40 Recomendações
42 visualizações
bookmark icon