Cultura e Lazer

Secretária de Estado da Cultura visita Biblioteca Municipal

• Favoritos: 12


A Biblioteca Municipal Dr. Renato Araújo recebe a visita da Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, no final da tarde desta quarta-feira.

A Biblioteca Municipal Dr. Renato Araújo recebe a visita da Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, no final da tarde desta quarta-feira. Ângela Ferreira associa-se, assim, à comemoração do 60.º Aniversário desse equipamento cultural de promoção do livro e da leitura.
A Secretária de Estado será acompanhada pelo presidente da Câmara de S. João da Madeira, Jorge Sequeira, estando previsto que ambos usarão da palavra nessa sessão comemorativa, cujo programa inclui o lançamento de uma iniciativa de oferta de livros e uma performance do escritor e mediador de leitura Paulo Condessa.
A Biblioteca Municipal foi inaugurado no dia 11 de outubro de 1961, num terreno doado ao Município, alguns anos antes, por Manuela Morais de Araújo, dando cumprimento a um compromisso assumido pelo marido, Renato Araújo, entretanto já falecido.
Outubro é o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares. Pretexto para a realização da Feira do Livro Usado da Biblioteca Municipal Dr. Renato Araújo, em S. João da Madeira.
Desde o início da semana e até esta sexta-feira, 22 de outubro, essa iniciativa proporciona o acesso a publicações que já não são novas – mas em bom estado de conservação – que foram oferecidas pela comunidade educativa às bibliotecas escolares do concelho.
A promoção da leitura, o desenvolvimento do espírito empreendedor, a reciclagem de materiais usados e o incentivo ao contacto com livros são objetivos desta feira do livro usado, organizada pela Rede de Bibliotecas Escolares e pela Biblioteca Municipal de S. João da Madeira, tendo como destinatários alunos, professores e comunidade em geral.
Durante esta iniciativa, que decorre das 10h30 às 13h00 e das 14h00 às 18h30, é possível efetuar trocas ou adquirir livros a um baixo custo, sejam infantis, juvenis, romances ou clássicos da literatura portuguesa, entre outros.

Apresentação de livro de professora de S. João da Madeira

Na sexta-feira, 22 de outubro, dia de encerramento da Feira do Livro Usado, a programação da Biblioteca Municipal contempla a apresentação do livro infantil “A vassoura que desvassourou”, de Ana Paula Oliveira. A sessão tem início às 21h30, cabendo a Cristina Marques, professora e crítica literária, falar da obra. Está também prevista a presença da ilustradora Cátia Vide.
Ana Oliveira nasceu em Arrifana, concelho de Santa Maria da Feira, e reside em S. João da Madeira, onde é professora de português e professora bibliotecária no Agrupamento de Escolas João da Silva Correia. Gere um blogue pessoal onde publica parte da sua produção literária:
Estudou na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde concluiu o curso de Línguas e Literaturas Modernas – variante Português e Francês –, sendo autora dos contos “Do cinzento ao azul celeste”; “O santo guloso”; “Palavras à solta”; “Nyambura” e “Em poucas palavras”.

 

12 Recomendações
15 visualizações
bookmark icon