Negócios

A importância da fazer a manutenção aos travões

• Favoritos: 40


A segurança é a principal preocupação de qualquer condutor. Por isso, verificar os travões do carro é importante. Assim, realizar uma manutenção regular dos travões, para além de evitar que possíveis defeitos se agravem, é fundamental para garantir a sua segurança.

Cada condutor deve de estar atento a todos os sinais que o carro apresenta, contudo, é muito importante realizar sempre as manutenções preventivas e evitar que alguns problemas ocorram. Em particular na atualidade que os veículos contam com cada vez mais tecnologia como o ABS (sistema que evita que as rodas derrapem numa travagem), EBD (controle de tração/estabilidade, que utiliza igualmente os travões) entre muitos outros sistemas, é muito importante que tudo esteja em ordem, antes de se fazer à estrada para uma viajem segura.

Saiba quando e como o deve fazer a Manutenção preventiva aos travões
Com a complexidade dos atuais sistemas de travagem deve fazer anualmente um Check-Up de forma a garantir que está tudo dentro dos parâmetros do construtor.

Não basta olhar para o desgaste das pastilhas e disco, mas não deixe de os considerar. Não esqueça que a manutenção preventiva até pode não custar nada. Pergunte na sua oficina habitual! Para além do diagnóstico ao sistema de travões é habitual verificarem outros pontos importantes como a firmeza dos amortecedores, molas e fluidos.

Cada construtor tem as suas recomendações específicas sobre quando realizar a manutenção preventiva dos vários componentes. Por isso, verifique o manual para ter informações mais precisas sobre o seu carro.

Não esqueça que os materiais que compõem o sistema de travagem têm diferentes graus de desgaste. Consequentemente, eles precisão de reparações ou, até mesmo, de substituição de componentes.

Idealmente deve fazer uma manutenção anual ou, pelo menos a cada dez mil quilómetros.

Ilustração tirada de autopecas-online.pt

Alguns sinais de que existe algum problema com os travões
Ao conduzir diariamente o seu carro, tenha atenção a alguns sinais que podem indicar problemas no sistema de travagem. Apresentamos uma breve lista com alguns dos sinais mais comuns.

Trepidação no volante
Quando ao travar sentir alguma trepidação no volante, saiba que isso pode ser um sinal de que o disco de travão está empenado.

Barulho de “ferro com ferro”
No caso de ouvir um barulho de ferro durante as travagens, pode ser um sinal de que as pastilhas de travão precisam ser substituídas. Lembre-se de que elas são indispensáveis para manter a eficiência na travagem.

Pedal de travão muito em baixo
Se o pedal de travão estiver muito em baixo quando trava, poderá ser falta de fluidos, geralmente também indicada no painel de condução. Mas, também, poderá ser consequência de algum problema mais grave com o sistema de travagem devido à falta de pressão hidráulica.

 

40 Recomendações
46 visualizações
bookmark icon