Educação

Recomeço

• Favoritos: 62


Já fazia falta uma escola a fervilhar. Os encontros. As conversas em dia. As expectativas. As surpresas. A vida, enfim!
Mais um ano letivo começou. E, de novo, bandos de crianças e jovens chegaram às sete escolas do Agrupamento JSC que, ao longo de vários meses, os vão acolher, acarinhar, ajudar a ultrapassar problemas e, sobretudo, fazê-los crescer.
No entanto, os sorrisos não se irão ver. A alegria de uns, pelo regresso, e a ansiedade de outros, pela novidade, ficarão escondidos atrás das máscaras que teimam em ser moda, que insistem no seu estatuto de acessório obrigatório.
Ano e meio após o início de uma pandemia, que tanta alteração provocou na rotina das escolas e das famílias, o ano letivo 2021/2022 começou com alguma normalidade e alegria.
Os alunos mais velhos chegaram com grandes expectativas para o futuro próximo e querem boas notas para atingirem os seus objetivos. Estão conscientes que têm de trabalhar e estão prontos para isso. Os mais novos mostraram-se felizes por voltarem a ter os amigos presentes. O que todos desejam, essencialmente, é saúde, algo que aprenderam a valorizar ao longo dos últimos tempos.
Neste recomeço, foram várias as surpresas que lhes foram oferecidas, sobretudo nas escolas EB1/JI, com o envolvimento das Associações de Pais. Atividades lúdicas variadas, tais como insufláveis, pista com carros a pedais e jogos tradicionais, hora do conto e muita diversão permitiram que as crianças regressassem sem medos e se promovesse a integração. Foi um dia cheio de emoções e de curiosidade pois muitas crianças conheceram uma nova escola, novos professores e novos colegas.
Quanto à Direção e aos órgãos intermédios do Agrupamento, a sua preocupação é a recuperação das aprendizagens e o sucesso educativo.
Assim, o Agrupamento aposta no apoio aos alunos através dos desdobramentos das turmas em várias disciplinas, aulas com coadjuvação, criação do gabinete RAV (recuperar para avançar), espaço das bibliotecas com uma equipa de professores colaboradores, vários clubes e projetos.
Sim, o Agrupamento aposta na qualidade do ensino. Sim, nós somos AEJSC!

Restantes ar­tigos dis­po­níveis, na edição nº 3860 de O Re­gi­onal, pu­bli­cada em 7 de outubro de 2021

 

62 Recomendações
28 visualizações
bookmark icon