Autárquicas 2021

O valor das sondagens

• Favoritos: 57


Nunca como nestas eleições foi tão contestado o valor das sondagens.
Frequentemente os resultados das sondagens não têm nada que ver com os resultados eleitorais efectivos, o que leva alguns a dizer que não se pode confinar nas sondagens. Os responsáveis destes estudos de opinião alegam que uma coisa são as intenções de voto nos dias que antecedem às eleições e outra bem diferente são as decisões de voto no dia das eleições. E acrescentam que as campanhas eleitorais servem exatamente para alterar o curso das intenções de voto até ao dia das eleições.

A sondagem da intercampus para O Regional

Mas há também casos em que não é necessário encontrar justificação para diferenças assinaláveis entre as previsões das sondagens os resultados finais.
É o caso da sondagem da “Intercampus” publicada na última edição de O Regional. É notável a semelhança entre os valores previstos na sondagem que publicamos e os resultados efectivos.
Com exceção da votação do PSD/CDS, que tem nas urnas 1,5 pontos acima do resultado da sondagem, todas as demais candidaturas registam diferenças de poucas décimas.
O Regional congratula-se por ter apresentado aos seus leitores uma sondagem que se verifica ser totalmente confiável e certeira.

57 Recomendações
16 visualizações
bookmark icon