Autárquicas 2021

Jorge Vultos Sequeira renovou a maioria absoluta em S. João da Madeira

• Favoritos: 86


A abstenção rondou os 51%

Jorge Sequeira foi reeleito presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira. O recandidato do Partido Socialista (PS) venceu as eleições autárquicas este domingo, com 51,76 por cento dos votos. Uma continuidade do concelho à esquerda, que acontece quatro anos depois.
Passavam poucos minutos da 22h00, quando Jorge Sequeira se dirigiu às centenas de pessoas que o aguardavam dentro e no exterior da sede de campanha, no Centro Comercial Santo António.

Depois de agradecer a forte mobilização durante a campanha, o voto de confiança dos sanjoanenses e o apoio dos presentes, o novo chefe máximo do executivo sublinhou “que a vitória não é do PS”, mas, sim, da cidade através da vitória do PS. “Dedico esta vitória a todos os sanjoanenses, sem distinção”.
O jurista, de 48 anos, quer dar continuidade ao projeto que “está a transformar” S. João da Madeira. Sequeira assegura que o PS está focado em “trabalhar para melhorar” a qualidade de vida de todos os sanjoanenses. “Seremos o que sempre fomos até aqui, continuaremos a governar a cidade com humildade, a ouvir os nossos cidadãos, a projetar o nosso futuro, bem como, a garantir o progresso da nossa cidade. Continuaremos, também, a tomar decisões de forma livre e a colocar o interesse público sempre em primeiro lugar,” enfatizou.

Os socialistas não escondiam a satisfação da vitória, pois venceram na maioria das mesas de voto. Além da Câmara, o PS venceu a Assembleia Municipal e de Freguesia de S. João da Madeira. O novo executivo contará com quatro elementos socialistas e apenas três da coligação «A maior cidade dos país».

Sequeira lembrou a ‘O Regional’ que estão em cima da mesa muitos projetos, prontos a “arrancar brevemente”. Destacou a reabilitação do Palacete do Rei da Farinha, onde será instalado o Centro de Memória da Indústria, e o Palacete dos Condes, que dará lugar a um luxuoso hotel, estruturas “abandonadas” há vários anos. A reabilitação do Pavilhão das Travessas será também uma das prioridades deste mandato.

A câmara lançou, recentemente, o concurso de ideias para reabilitar o antigo ciclo preparatório. Jorge Vultos Sequeira lembrou a reabilitação da Zona das Corgas, espaço para um parque verde e urbano da autoria do arquiteto sanjoanense Sidónio Pardal. O financiamento da ampliação do Parque do Rio Ul para a zona do Pavilhão das Travessas também já está “garantido”.

À medida que a vitória de Jorge Sequeira ia sendo conhecida a nível nacional, o novo presidente recebia felicitações de figuras políticas.

Recorde-se que, nas eleições de 2017, Sequeira venceu as eleições autárquicas com 55,37 por cento dos votos, elegendo cinco vereadores. Uma viragem do concelho à esquerda, 40 anos depois do PS ter perdido a Câmara liderada por Benjamim Valente. Seguiu-se a coligação PSD/CDS com 32,23 por cento, elegendo dois vereadores. Quanto às outras forças políticas que disputaram as urnas, a CDU afirmou-se como a terceira força política local, com 446 votos, seguindo-se o BE com 268 e o PAN com 204.

De salientar que na edição desta semana, a projeção da Intercampus para o jornal 'O Regional' indicava, com 401 entrevistas e simulação de voto em urna, Jorge Vultos Sequeira era já apontado como o grande vencedor das eleições com 51,4% dos votos, contra apenas 30,6% da coligação 'A Melhor Cidade do País', liderada por João Almeida.

https://fb.watch/8gD3w0kdMV/

 

Câmara Municipal

Assembleia Municipal
Assembleia de Freguesia
86 Recomendações
1825 visualizações
bookmark icon