O Espaço Aurora — estrutura de apoio a vítimas de violência doméstica e de género — completa amanhã, dia 24, um ano e atendeu 84 pessoas, em mais 170 atendimentos. Para a vereadora da ação social, esta resposta é “uma aposta ganha”.
Segundo dados da Câmara Municipal, até 20 de setembro, o número de processos em acompanhamento é de 30 e dos mais de 170 atendimentos feitos 81 são psicossociais, 5 jurídicos e 92 de psicologia.
O acompanhamento, designadamente ao nível psicossocial e de prestação de informação jurídica, é feito através de uma equipa técnica especializada (as técnicas da divisão de ação social do munícipio fizeram um curso de apoio à vítima), promovendo “uma intervenção promotora da segurança de quem é vítima de violência doméstica ou de violência de género”.
A autarquia informa ainda que “foi efetuado o encaminhamento de 20 pessoas para outras entidades com intervenção nesta área, tendo sido integradas outras três em casa abrigo”.
A abordagem é “abrangente”, recorda o munícipio, pois “vai desde a prevenção da violência, à proteção de quem está em risco de violência, criminalização das pessoas agressoras e adoção e promoção de políticas integradas”.
Artigo disponível, em versão integral, na edição nº 3858 de O Regional, publicada em 23 de setembro de 2021