Sociedade

Uso de telemóvel ao volante é um dos principais motivos para aplicação de multa na cidade

• Favoritos: 49


A utilização do telemóvel durante a condução é uma das principais infrações dos condutores em S. João da Madeira e a sua utilização é uma das preocupações das autoridades no que diz respeito à prevenção de sinistralidade.

Os números oficiais não foram avançados, mas fonte da PSP de S. João da Madeira garantiu a ‘O Regional’ que os autos por uso indevido do telemóvel durante a condução são das infrações mais comuns na cidade. A mesma fonte ressalva ainda que estas infrações por uso indevido do telemóvel estão associadas à utilização pelo condutor, durante a marcha do veículo, de auscultadores sonoros sem qualquer auricular ou microfone com sistema de alta voz. O Comissário da Esquadra da PSP de S. João da Madeira explica que esta infração “aumenta em muito o risco de ocorrência de acidente de viação e que os seus efeitos são tão ou mais nocivos como conduzir sob influência de álcool”.
Para Hélder Andrade, o uso indevido do telemóvel é uma das “situações” que está no plano nacional de fiscalização e, por isso, “é uma das infrações que tem primazia, assim como o cinto de segurança, velocidade ou álcool”. “Tecnicamente, são as infrações que são mais fiscalizadas pelas forças de segurança”, acrescenta. Ao que tudo indica, estas são as causas que “mais influenciam os acidentes rodoviários”, sendo as mais fiscalizadas pelas autoridades.
Fonte da PSP revelou também a ‘O Regional’ que a utilização do telemóvel tem um impacto negativo no desempenho da condução por parte dos condutores, na medida em que origina o aumento do tempo de reação, má avaliação das velocidades, interfere com a manutenção das distâncias de segurança, mau posicionamento na interpretação da sinalização, podendo até ser ignorada, desrespeito das regras de cedência de passagem, designadamente em relação aos peões, refere.

Ar­tigo dis­po­nível, em versão in­te­gral, na edição nº 3858 de O Re­gi­onal, pu­bli­cada em 23 de setembro de 2021

49 Recomendações
90 visualizações
bookmark icon