Autárquicas 2021

O concelho em debate

e • Favoritos: 37


Na contagem decrescente para as Eleições Autárquicas, ‘O Regional’ e a Rádio Regional Sanjoanense promoveram um debate com os candidatos à Câmara Municipal para as eleições autárquicas que se realizam no próximo domingo, 26 de setembro.

Tratou-se do primeiro grande debate decisivo que juntou frente a frente na Torre da Oliva, segunda de manhã, dia 20, o incumbente Jorge Vultos Sequeira, que venceu as últimas eleições, retirando do poder Ricardo Figueiredo, do PSD, aos restantes candidatos. Na Torre da Oliva esteve também João Almeida, que em 2020 disputou a liderança nacional do CDS-PP, e que concorre em coligação com o PSD à presidência da Câmara. Jorge Cortez, da CDU, é o rosto que mais vezes concorreu nas eleições. A escritora e ativista Sara F. Costa é o rosto do Bloco de Esquerda. O inventor Manuel Londreira, presidente do Nós Cidadãos, é o candidato do partido mas por motivos pessoais não marcou presença no debate. Por fim, o sanjoanense Pedro Lisboa é o candidato do Chega à Câmara Municipal de S. João da Madeira.
A moderação do debate esteve a cargo de Nelson Soares, diretor executivo e do jornal e da rádio, e as questões começaram com a habitação. Os momentos mais energéticos foram protagonizados pela discussão entre a candidata do BE e o candidato da coligação ‘A Melhor Cidade do País’.
Ditou o sorteio que o primeiro a responder seria João Almeida e este destacou a “escassez de oferta habitacional” e ainda para os limites etários nas soluções para o arrendamento acessível. “Se limitarmos aos 25 anos muitos vão ficar de fora”, disse, remetendo para a vontade de as alargar até aos 30 anos.
Já Jorge Sequeira considerou que, no seu mandato, a intervenção do município nesta área “mudou substancialmente”, com o aumento do número de prédios licenciados e das transferências de verbas para a Habitar. Sobre o agravamento de IMI para casas devolutas, indicou que já há, em 30%, e que tem sido “historicamente aplicado na cidade”.

Ar­tigo dis­po­nível, em versão in­te­gral, na edição nº 3858 de O Re­gi­onal, pu­bli­cada em 23 de setembro de 2021

37 Recomendações
39 visualizações
bookmark icon