Sociedade

Marcha LGBTQIA+ encerra Semana da Juventude

• Favoritos: 2


A Semana da Juventude de S. João da Madeira terminou no fim-de-semana passado, com a primeira marcha LGBTQIA+ da cidade, que contou com “entre 200 a 300” de participantes.

Inicialmente prevista para decorrer entre os dias 9 e 12 de setembro, a Semana da Juventude, promovida pelos Ecos Urbanos com o apoio do Município e contando com um total de 26 entidades parceiras, acabou por só encerrar no sábado, dia 18, com a primeira marcha LGBTQIA+ da cidade.
Lembre-se que a programação sofreu alterações devido às condições atmosféricas, com parte das atividades a passarem do parque do rio Ul para equipamentos culturais da cidade, como os Paços da Cultura, ou a ser adiadas, como aconteceu com esta marcha organizada pelo grupo EcosAção.
Manuel Mateus, dos EcosAção, indicou a ‘O Regional’ que participaram na marcha “entre 200 a 300 pessoas”, sendo “muitas de fora” de S. João da Madeira, nomeadamente de Oliveira de Azeméis, do Porto, bem como outros concelhos “à volta”.
Recorde-se que a expectativa do grupo era um mínimo de 120 pessoas, pelo que o organizador considera que se “excederam as expetativas”. Manuel Mateus realça ainda que além de pessoas da comunidade LGBTQIA+, participaram “muitos simpatizantes da causa”.
Quanto ao feedback recebido refere que “foi bom”. “Foi bem organizado, seguimos o percurso e a PSP também foi espetacular”, informa, agradecendo aos Ecos Urbanos, à Câmara Municipal que “aprovou” o evento, bem como ao Portugal Gay e à Amplos (Associação de Mães e Pais pela Liberdade de Orientação Sexual), que também se associaram à iniciativa.
Assim, no seu entender, a marcha, bem como a campanha de sensibilização que decorreu antes com mensagens espalhadas pela cidade, “teve impacto” e “agora, é continuar a luta”.
Os EcosAção, que têm o apadrinhamento dos Ecos Urbanos, pretendem continuar a trabalhar pela inclusão, estando já a pensar numa próxima iniciativa dedicada aos migrantes a viver em S. João da Madeira, conforme adiantou Manuel Mateus ao nosso jornal.

Ar­tigo dis­po­nível, em versão in­te­gral, na edição nº 3858 de O Re­gi­onal, pu­bli­cada em 23 de setembro de 2021

2 Recomendações
5 visualizações
bookmark icon