Negócios

Do queijo às fogaças: aqui não entra leite nem glúten

• Favoritos: 64


‘O Regional’ esteve nos bastidores de uma confeitaria familiar, Sabor de Pão, em S. João da Madeira, onde tudo ali é doce, mas sem açúcar, não entra leite, muito menos sal. E também há queijo sem glúten.

Os anos passaram, e a arte de fazer o pão tem vindo a mudar. No Sabor de Pão, em S. João da Madeira, não entra glúten nem leite, muito menos sal ou açúcar refinado.
O projeto nasceu na cozinha de casa e transportou-se para um espaço onde todas as receitas que Vera Bastos recriou para os filhos estão disponíveis. Há bolas de berlim, pão-de-ló de Ovar, gelados, iogurtes, fogaças, bolos de aniversário e até queijo sem glúten e sem leite.
Com uma filha alérgica ao leite e um filho intolerante ao glúten, Vera Bastos e Rui Almeida tiveram que limpar o frigorífico e começar tudo de novo. A mãe começou por fazer experiências com o pão, e hoje tem pão de aveia ou alfarroba, e daí saltou para tudo o resto. Refez tantas receitas quantos os desejos dos filhos. Com um empurrão do homeopata das crianças, que foi provando as experiências, Vera e Rui decidiram abrir o ‘Sabor de Pão’, há quatro anos, precisamente nesta altura, para que todos possam comer sem restrições. Também lá há muffins com cacau cru, pizza com cogumelos biológicos, pataniscas, hambúrguer, pão de alho e até bolo-rei e rabanadas. Tudo no forno, e com produtos saídos do quintal da família.

Ar­tigo dis­po­nível, em versão in­te­gral, na edição nº 3858 de O Re­gi­onal, pu­bli­cada em 23 de setembro de 2021Ed

64 Recomendações
993 visualizações
bookmark icon