Opinião

Ai, se os nossos políticos agissem assim!...

• Favoritos: 82


Soube, através de um canal televisivo, que o fundador da Comunidade Europeia do Ferro e do Aço, mais tarde denominada União Europeia, fora um extraordinário político do nosso tempo, segundo o testemunho de 200 pessoas que com ele conviveram, e cujos depoimentos encheram 50.000 páginas, com o peso de 500 quilos, ou seja, meia tonelada!...
Mas por quê tantos testemunhos e tantas páginas escritas, sobre este grande político dos nossos dias, já que faleceu em 1963?...
As suas virtudes foram dadas a conhecer ao Santo Padre em 1989 – 1990 na altura da queda do muro de Berlim, impulsionada também, por um grande crente , o polaco Lech Walesa, dirigente sindical, e também revelada por Nossa Senhora aos pastorinhos, em Fátima.
O seu nome é Robert Shuman. Ocupou vários ministérios no governo francês e, segundo Miterrand e Jean Monet, também políticos, era um homem sem ambições pessoais, de sinceridade total, imensa humildade, discreto, mas de uma fé profunda que procurava servir onde e quando fosse necessário. Ele não a exibia, não falava dela, mas ela transparecia nos seus atos.
Foi condecorado no fim do seu mandato, como Pai da Europa.
Na 2ª guerra mundial que ele sofreu na pele, porque foi preso pelos nazis e esteve na eminência de ir parar a um campo de concentração.
Valeu-lhe a opinião de um procurador nazi, para que isso não fosse feito, embora devesse continuar detido.
Conseguiu evadir-se, refugiando-se em mosteiros. Acabada a guerra, passou a trabalhar, já como governante, porque os conflitos económicos entre a França e a Alemanha continuaram, devidos à guerra do ferro e do aço, usados no fabrico de armas, e Shuman conseguiu conciliar as partes desavindas e unir a Europa
Eis alguns dos seus pensamentos de grande valor!...
- Prefiro o perdão a talião, isto é, a usar vingança!...
Uma outra frase também significativa:
- A Europa não pode ser uma empresa económica e técnica, é preciso dar-lhe alma!...
- A civilização cristã é a alma da Europa!...
- A fé faz-me pensar como Deus, ao invés de repetir os slogans mundanos!...
- O homem é soberano em dignidade, em liberdade, na promoção da unidade e no amor aos outros!...
A sua presença diária na Eucaristia, a oração e meditação quotidiana na sua secretária, de onde arrumava todos os papéis, para falar a sós com Deus. Tal atitude era admirada e respeitada pelos seus colaboradores.
A política também pode ser caminho de santidade. O egoísmo e a ambição são caminhos abertos à tirania, à anarquia e ao populismo, como está a acontecer entre nós.
O Papa Francisco, depois de analisar todos os supracitados testemunhos e as suas virtudes heróicas, considerou Robert Shuman Venerável em 19 de junho de 2021. Só falta agora um milagre para ser considerado beato.
Era tão bom que os nossos políticos e outros dirigentes agissem no nosso país com a honestidade e a verdade deste grande político dos nossos dias!...

82 Recomendações
69 visualizações
bookmark icon