Desporto

Conheça o sanjoanense que está a conquistar o coração dos portistas

• Favoritos: 167


João Mário tem 21 anos e é natural de S. João da Madeira. Atualmente, o futebolista veste as cores do FC Porto e atua como lateral direito.

Nascido em S. João da Madeira, João Mário, atual jogador do Futebol Clube do Porto (FC Porto), começou a dar os primeiros toques na bola muito novo. A aposta no futebol pode ser entendida como uma herança de família.

Mário Jorge, pai de João Mário, também seguiu uma carreira futebolista. O ex-jogador de 48 anos fez a sua formação na Associação Desportiva Sanjoanense (AD Sanjoanense), clube onde também se estreou como sénior.

Para além da equipa “alvinegra”, o sanjoanense representou o Clube Desportivo Arrifanense, vestiu as cores do Atlético Clube Cucujães, jogou pelo Futebol Clube Cesarense, esteve ao serviço da Associação Desportiva Valecambrense e terminou o seu percurso, em 2008, no Grupo Desportivo Milheiroense.

Tal como o pai, João Mário iniciou no clube de S. João da Madeira, mas rapidamente foi cobiçado pelos “dragões”. Com apenas 10 anos, o sanjoanense rumou à cidade do Porto para representar os “azuis e brancos”. Fez toda a sua formação pelos portistas, mas, na época de 2015/2016, esteve emprestado, ainda como júnior, ao Padroense Futebol Clube.

Desde aí, que o futebolista nunca mais saiu do FC Porto. Tendo passado pelo restantes escalões da formação e pela equipa B, João Mário assume agora o corredor direto da equipa principal. Inicialmente a atuar como extremo direito, o jovem de 21 anos é agora aposta de Sérgio Conceição, treinador do FC Porto, como defesa direito.

Esta adaptação do lateral já dura há algum tempo, mas foi já no final do Campeonato Nacional, da época transata, que Conceição viu o potencial do jovem, nesta nova posição. A excelente partida frente ao Sport Lisboa e Benfica, embora como lateral esquerdo, na 31º jornada, e a titularidade no jogo seguinte frente ao Farense, já como direito, retiraram todas as dúvidas quanto à capacidade do sanjoanense. Aliás, nas restantes partidas, o ex-“alvinegro” assumiu a titularidade na equipa “azul e branca”.

João Mário tem agradado os portistas com as suas exibições nos encontros da pré-época, tendo sido titular em cinco dos seis jogos realizados pelo FC Porto.

Pela Seleção Nacional, o jogador portista já representou as cores portuguesas no Europeu de Sub-19, em 2019, mesmo ano em que conquistou a UEFA Youth League, ao serviço dos portistas, e no Europeu de Sub-21, que se realizou este ano. Para além do título internacional arrecadado, João Mário conta com mais quatro troféus nacionais ganhos.

167 Recomendações
1878 visualizações
bookmark icon