Política

Oposição defende testagem em campos de férias

• Favoritos: 36


No entender da coligação PSD/CDS, as crianças e jovens que participam nos campos de férias deviam ser testadas à covid, numa operação promovida pela Câmara Municipal.

Na reunião da Câmara Municipal de S. João da Madeira, que decorreu ontem, quarta-feira, em que foi aprovado o apoio à associação de jovens Ecos Urbanos para o campo de férias “Verão nos Ecos” e não podendo pronunciar-se nesse ponto por ser dirigente na associação, o vereador Paulo Cavaleiro aproveitou o período antes da ordem do dia para manifestar o seu ponto de vista.
Para o vereador da coligação PSD/CDS, uma vez que os campos de férias “são muito baseados em atividades desportivas”, a Câmara Municipal “devia ter promovido e apoiado a testagem de todos os participantes”.
O vereador Paulo Cavaleiro lembrou ainda que há um conjunto de crianças carenciadas que participam nas atividades dos campos de férias, estando todos concentrados num campo e sendo, por isso, o custo maior para a instituição que as acolhe.
Assim, para a oposição, a Câmara Municipal deveria também fazer uma reanálise, com Paulo Cavaleiro a considerar que é “importante” que haja nestes espaços “acesso para todos”, mas sublinhando que as instituições têm vivido um “tempo difícil”, tendo ficado privadas de dinâmicas que traziam receitas, permitindo a sustentabilidade financeira.
Na resposta, o Presidente da Câmara Municipal, Jorge Vultos Sequeira, esclareceu que “no ano passado, houve um reforço do apoio financeiro às entidades promotoras” dos campos de férias e que, este ano, tal como em 2020, houve uma articulação com essas entidades relativamente aos apoios.
O autarca referiu ainda que não tendo sido imposta a testagem dos participantes, “há um acompanhamento” feito pela proteção civil municipal, assim como há planos de contingência para cumprir. O acompanhamento feito indica, segundo o chefe do executivo municipal, que “as fontes de transmissão são, iminentemente, em contexto familiar”.

Ar­tigo dis­po­nível, em versão in­te­gral, na edição nº 3853 de O Re­gi­onal, pu­bli­cada em 22 de julho de 2021.

36 Recomendações
110 visualizações
bookmark icon