Educação

Irene Guimarães acusa docente de não ter dito à câmara o que disse a ‘O Regional’

• Favoritos: 2


A vereadora da educação acusou a professora Fátima Pais de, na entrevista que deu a ‘O Regional’, ter feito declarações que não correspondem ao que tem dito à autarquia. A questão foi levantada pela oposição e o Presidente não comentou.

Fátima Pais, uma das 10 finalistas da edição 2021 do Global Teacher Prize Portugal, disse, em entrevista a este jornal, publicada na edição da semana passada, que “as iniciativas da autarquia na educação têm sido escassas”.

O assunto foi levado à reunião de câmara pelo vereador Paulo Cavaleiro. “Quando não percebemos [os rankings] depois começamos a ver algumas coisas e percebemos porque estamos a baixar nalguns rakings”, indicou o vereador. “Não é que não estejamos a fazer nada, mas outros estão a fazer mais depressa”, considerou ainda.

“Foi com muita admiração” que a vereadora Irene Guimarães leu a entrevista publicada n’O Regional’. “Estranho, efetivamente, que aquilo que está transcrito na entrevista não coincide de todo, ou em parte, com aquilo que era verbalizado durante anos e anos pela professora, relativamente ao papel da câmara municipal, muito particularmente nestes últimos quatro anos”, realçou a responsável pelo pelouro da educação.

A vereadora destacou uma relação de “excelência” e “proximidade” entre câmara e escolas. Irene Guimarães reiterou a estranheza, considerando que, sendo a professora Fátima Pais da área de informática, “deveria de estar contente” com a implementação da plataforma Educa, o investimento em equipamentos informáticos para bibliotecas escolares, assim como com o apoio, em contexto de pandemia, a alunos carenciados.

Por sua vez, o Presidente da Câmara, Jorge Vultos Sequeira, não comentou a entrevista. “Não é o meu papel”, referiu.

“Faz parte da vida democrática” aceitar opiniões diferentes, realçou ainda Cavaleiro, que ficou “muito sensibilizado” com a forma “efusiva” como a vereadora Irene Guimarães defendeu as suas políticas.

Depois de Irene Guimarães referir que lida “muitíssimo bem” com “opiniões adversas”, que sejam “construtivas” e “atempadas”, Jorge Vultos Sequeira rematou que “os vereadores também têm direito à opinião”.

2 Recomendações
8 visualizações
bookmark icon