Educação

Helena Resende é a nova diretora

• Favoritos: 79


A professora Helena Resende foi eleita diretora do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite (AESL), pelo respetivo Conselho Geral, para o quadriénio 2021 – 2025. Helena Resende iniciou funções letivas, como docente de Inglês, no ano letivo de 1993/94, e, após prestação de serviço em várias escolas, efetivou na Escola Secundária Dr. Serafim Leite em 1999. Entre junho de 2009 e 2013 exerceu funções de Adjunta da Diretora do AESL e Coordenadora das Novas Oportunidades, mandato que se prolongou até 2021, nas funções de adjunta da diretora, com atribuições em áreas diversas.
Do seu percurso académico fazem parte um mestrado, duas pós-graduações e o Doutoramento em Ciências da Educação, bem como a participação em diversos projetos nacionais e europeus e a frequência e orientação de ações de formação.
Ao apresentar o seu projeto de intervenção, Helena Resende destacou os seus aspetos mais relevantes: “O que se pretende para o AESL é que se mantenha na linha da frente das escolas inclusivas e cuja aprendizagem possa ser reconhecida como de qualidade, garantindo o acesso e o sucesso educativo a todos, sem qualquer tipo de exceção. Desta forma, o seu futuro como Agrupamento considerado de excelência pela promoção da equidade e da aprendizagem estará assegurado. É essencial consolidar uma cultura de Agrupamento humanista, capacitadora da perpetuação dos valores do respeito pelos outros; da justiça; da educação; da solidariedade; da liberdade; da transparência, da democraticidade e da pluralidade participativa. Com vista à consecução destes objetivos, é fundamental que a sua gestão seja democrática e participada, sustentada no trabalho colaborativo de toda a comunidade educativa e num ambiente harmonioso e impulsionador do desenvolvimento dos valores e de competências que prepare os agentes educativos para os desafios e as imprevisibilidades do século XXI”.

Um processo eleitoral muito disputado

Candidataram-se ao cargo as professoras Anabela Brandão, antiga diretora, e a professora Helena Resende que, até há alguns meses, desempenhara as funções de adjunta da diretora.
Na primeira reunião do Conselho Geral, destinada a eleger o diretor, no dia 25 de junho, registou-se a presença de 17 elementos, tendo o resultado da votação sido de oito votos a favor de cada uma das candidatas e um voto branco. Por essa razão, foi convocada nova reunião, para o dia 29 de junho, em que se registaram 10 votos a favor da professora Helena Resende e nove votos a favor da professora Anabela Brandão.

79 Recomendações
84 visualizações
bookmark icon