Sociedade

Centro de Dia da Misericórdia reabre segunda-feira

• Favoritos: 2


A Santa Casa da Misericórdia prevê reabrir o Centro de Dia de S. João da Madeira na próxima segunda-feira, dia 12. Esta reabertura, da única resposta social da instituição que ainda se encontrava suspensa, surge na sequência da publicação por parte do Governo, do Decreto-lei nº 53-A/2021, de 16 de junho, refere a instituição em comunicado.

Sendo assim, desde o dia 1 de julho de 2021, os Centros de Dia acoplados a outras respostas sociais, nomeadamente a Lares de Idosos, retomam o funcionamento regular, nas instalações da resposta social, deixando de ser necessária a avaliação das condições de reabertura, a realizar pela Misericórdia, pelo Instituto de Segurança Social IP e pela Autoridade de Saúde local.

De salientar que os Centros de Dia de Fajões e de Nogueira do Cravo retomaram já o seu funcionamento normal, o primeiro em 16 de março e o segundo na passada semana. Ainda na sequência de diplomas publicados, o Governo prolongou até ao final de 2021 a Medida de Apoio ao Reforço de Emergência de Equipamentos Sociais e de Saúde, para assegurar a capacidade de resposta (em recursos humanos) das instituições públicas e do setor social durante a pandemia Covid-19. Esta medida deveria terminar em 10 de julho corrente, refere a instituição.

ATL Conde Dias Garcia com casos positivos de covid

O ATL Conde Dias Garcia continua a ser a única resposta social da Misericórdia de S. João da Madeira com casos de Covi-19 positivos. Segundo nota da instituição, os utentes do 3.º e 4.º anos, no último dia 2 de julho, “seguiram para isolamento profilático 16 utentes do 1.º e 2.º anos, e uma técnica de ATL. A decisão assenta no facto de um aluno da EB1 Conde Dias Garcia, que é também utente do dito ATL, ter sido diagnosticado positivo ao novo coronavírus, em 30 de junho. O período de isolamento da turma do 2.º ano prolongar-se-á até 13 de julho, enquanto o isolamento da turma do 1.º ano decorrerá até amanhã, dia 7, caso os rastreios, agendados, dm resultado negativo à infecção”.

2 Recomendações
2 visualizações
bookmark icon