A turma do 10º E recebeu o escritor André Fernandes, numa ação intitulada “Violência”, no âmbito do seu Projeto de Autonomia e flexibilidade, na sala multiusos da escola Oliveira Júnior.
O escritor, de apenas 29 anos de idade, relatou a sua experiência sobre assuntos tão delicados como o da violência doméstica, o alcoolismo, a violência no namoro, o bullying, entre outros, abordados no seu último livro “Só não lhe Chames Amor”, que veio divulgar.
No percurso até à sala multiusos, onde decorreu a palestra, os alunos exibiram cartazes que ilustraram várias situações de violência e realizaram breves dramatizações de sensibilização para a temática, tão atual.
A facilidade de comunicação do autor cativou a atenção dos jovens, ao ponto de alguns se emocionarem com os relatos de vida experienciados pelo autor. André Fernandes passou a mensagem de que “partilhar é ajudar a curar” e incentivou aqueles que possam estar a sofrer de qualquer tipo de violência, a agirem, partilhando e denunciando a situação, de modo a não se sentirem sozinhos na dor.
Para além da turma promotora da palestra, também participaram as turmas B, C, F e G, do 10 ano.
“Se te magoa, se te faz magoar, chama-lhe tudo. “Só não lhe chames Amor”.
Grupo de Filosofia
Todos os artigos disponíveis, em versão integral, na edição nº 3850 de O Regional, publicada em 1 de julho de 2021