Política

1º Direito já está no terreno

• Favoritos: 46


Numa reunião em que a habitação foi tema de discussão em vários pontos, a vereadora Paula Gaio anunciou que o 1º Direito já está no terreno, tendo começado as reuniões com administradores de fogos privados e da Habitar.

“Estamos já no decurso dos trabalhos de implementação daquilo que foi preconizado na Estratégia Local de Habitação de S. João da Madeira e no que consiste a candidatura ao programa 1º Direito”, anunciou a vereadora Paula Gaio, na última reunião de Câmara (8 de junho).
De acordo com a vereadora, já foram realizadas duas reuniões com administradores de condomínio, sendo que numa primeira fase serão seis. São convocados entre 10 e 14 administradores de fogos privados e da Habitar.
O município também enviou 420 ofícios para notificar os proprietários privados, que, de acordo com o programa, sejam “beneficiários diretos”. Estes têm 18 meses para, se forem elegíveis e assim entenderem, “junto da câmara instruírem a candidatura”, tal como deu nota a vereadora.
Por sua vez, o Presidente da Câmara, Jorge Vultos Sequeira, referiu que se trata de um “trabalho extremamente importante”, reforçando que esta “fase de mobilização dos privados” pretende dar às pessoas “toda a informação necessária, para que possam exercer os seus direitos e possam habilitar-se a candidatar-se a esse programa de apoio à reabilitação e recuperação do património”.
A autarquia está empenhada em ir “ao encontro pessoal e físico das pessoas, uma a uma, se for necessário, para que nenhum sanjoanense, por falta de informação, possa ficar fora deste programa”, assegurou o presidente.
Além disso, e tal como informou Paula Gaio, na área dedicada à habitação, na página oficial do município, é também possível obter mais informação.
Recorde-se que S. João da Madeira foi o 15º munícipio do país e o primeiro no distrito de Aveiro a assinar o acordo de colaboração no âmbito do programa 1º Direito.

Ar­tigo dis­po­nível, em versão in­te­gral, na edição nº 3848 de O Re­gi­onal, pu­bli­cada em 17 de junho de 2021.

46 Recomendações
97 visualizações
bookmark icon