Geral

Requalificação do Pavilhão das Travessas não começa neste mandato

• Favoritos: 30


Com cerca de 30 anos, os problemas do Pavilhão das Travessas exigem soluções mais robustas. A Câmara Municipal de S. João da Madeira anunciou a sua requalificação, num investimento que ascende três milhões de euros.

Trata-se de uma “grande intervenção”, suportada “essencialmente em quatro vetores”: eficiência energética, acessibilidade, segurança contra incêndios e otimização dos espaços funcionais do pavilhão.
Estão previstas intervenções na cobertura, fachada, paredes, caixilharias e ainda de climatização e iluminação. A Câmara estima que seja possível uma redução do consumo de energia até 30% e o equipamento será dotado com novas salas de apoio, além de alguns ajustamentos e pequenas ampliações no que respeita à organização e funcionalidade.
Um dos maiores problemas são, conforme diz o vice-presidente da autarquia, José Nuno Vieira, infiltrações, “chove dentro do pavilhão”. Mas também há “má qualidade térmica”, sendo “extremamente frio, no inverno, o que torna, por vezes, difícil a prática [de desporto]”.
O autarca esclarece que, neste mandato e nos anteriores, foram feitas pequenas reparações, nomeadamente com recurso aos serviços do município (“na cobertura, fachadas, caixilharias, sítios onde foram identificados locais de entrada de água”), ou seja, fizeram-se “as manutenções necessárias, mas chegou a um nível em que já não é possível resolver com pequenas intervenções”.
Quanto ao velho problema dos pilares no meio das bancadas: fica por resolver. A modernização anunciada não prevê que os pilares sejam retirados, pois a estimativa “era superior a um milhão de euros só para tirar os dois pilares da bancada central”.

Ar­tigo dis­po­nível, em versão in­te­gral, na edição nº 3847 de O Re­gi­onal, pu­bli­cada em 10 de junho de 2021.

30 Recomendações
comments icon0 comentários
0 favoritos
587 visualizações
bookmark icon

Escreva um comentário...

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *