Educação

Professora da Serafim Leite nomeada para o "Nobel da Educação" 2021

• Favoritos: 33


Maria de Fátima Pais está entre os 10 finalistas da edição de 2021 do Global Teacher Prize Portugal.

A docente leciona no Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, em S. João da Madeira, tem 52 anos e está há 20 nesta escola, onde leciona Informática. As candidaturas dos professores foram autopropostas ou resultaram de recomendações da comunidade educativa. A lista de finalistas foi conhecida na passada segunda-feira, sendo que o vencedor será anunciado no próximo dia 18, em Oeiras.
Aquele que é conhecido como o Nobel da Educação promovido pela Fundação Varkey, em parceria com a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), uma iniciativa presente em mais de 120 países que reconhece o papel dos professores em todo o mundo. Os professores nomeados destacam-se pelos seus projetos e metodologias inovadoras. Esta é a quarta edição do Global Teacher Prize Portugal. O vencedor irá ganhar um prémio de 30 mil euros para aplicarem nos seus projetos pedagógicos. No ano passado o vencedor foi a professora do 1.º Ciclo Sónia Moreira, de Vila Nova de Gaia.
Segundo o site oficial do prémio, a abordagem pedagógica de Fátima Pais centra-se na triangulação de 3 componentes: desafios, trabalho em rede e paixão. “Com isto, a professora desafia os seus alunos a superarem-se e, ao mesmo tempo, a contribuírem para a sociedade de forma positiva, estimulando o empreendedorismo. As temáticas a serem trabalhadas, têm como base problemas da vida real, que podem surgir dos interesses dos alunos no âmbito de projetos, ou até mesmo, integrados em concursos relacionados com as temáticas. Quando possível, a professora forma equipas multidisciplinares com alunos de diferentes áreas a trabalhar para o mesmo projeto, tornando a aprendizagem mais autêntica”. O texto destaca “o poder” que esta professora tem em desenvolver projetos com os seus alunos que tenham como base as “necessidades dos próprios alunos”. Assim, “os conteúdos emergem de forma natural, o trabalho mobiliza e potencializa as competências de cada aluno e estes se deixam contagiar pelo entusiasmo e paixão”.

33 Recomendações
comments icon0 comentários
0 favoritos
409 visualizações
bookmark icon

Escreva um comentário...

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *