Sociedade

Surto de Covid obriga à suspensão de atividade nos ATL de Carquejido e Espadanal

• Favoritos: 38


A Santa Casa da Misericórdia de S. João da Madeira deu a conhecer alguns casos de COVID-19, que tiveram lugar nas EB1 do Carquejido e Espadanal.

Foi conhecido, no dia 29 de maio, o diagnóstico de três casos positivos à SARS CoV-2 na EB1 de Carquejido - uma colaboradora e dois alunos - sendo que estes são, cumulativamente, utentes do CATL - Centro de Atividades de Tempos Livres, dirigido pela Misericórdia de S. João da Madeira. No dia seguinte, 30 de maio, foi conhecido outro diagnóstico positivo à SARS CoV-2 em meio escolar, agora na EB1 de Espadanal, sobre um aluno, sendo este também utente do CATL da Misericórdia. A existência de contactos de risco dos alunos, com colegas e técnicos, levou a que a Autoridade de Saúde – Unidade de Saúde Pública do ACES Aveiro Norte suspendesse a atividade socioeducativa destas duas unidades até 11 de junho de 2021. Assim, ficam em isolamento profilático os 67 alunos que constituem o público-utente dos CATL de Carquejido e Espadanal, e cinco técnicas de ATL, devendo o seu regular funcionamento ser retomado a 14 de junho de 2021.

Entretanto, mantiveram-se os rastreios regulares à SARS CoV-2 nos equipamentos residenciais da Misericórdia, coordenados pelo Centro Distrital de Aveiro do Instituto de Segurança Social IP. Foram testados 32 profissionais na semana em reporte, por teste molecular (PCR), tendo todos os rastreios dado resultado negativo para a COVID-19. O número de testes cumpridos nas últimas 13 semanas eleva-se agora a 372.

38 Recomendações
519 visualizações
bookmark icon