Cultura e Lazer

As novas tecnologias no pré-escolar e 1.º ciclo

• Favoritos: 44


O tema da Escola Digital, com o surgimento da pandemia Covid-19, tem hoje uma notoriedade nunca vista. O confinamento e o encerrar das escolas veio provocar o acelerar das condições básicas (conectividade e equipamentos), do conhecimento de determinadas aplicações e da alteração de metodologias de ensino, mais adequadas às novas gerações.
O Agrupamento de Escolas de Arrifana, na sua parceria com a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, tem vindo a adotar projetos que promovem estas novas metodologias, indo ao encontro dos alunos de hoje e à universalização da escola digital.
A Robótica e Programação no Pré-escolar, iniciada no ano letivo de 2017-2018, é um projeto criado para dar resposta à necessidade de incorporar no processo didático escolar uma ferramenta prática que agrega conhecimentos de diversas áreas. A atividade tem com objetivos principais proporcionar às crianças do pré-escolar, e através do recurso a robots e tecnologia, o acesso à descoberta, experiência e mudança na aprendizagem para um futuro em que a tecnologia será parte integrante do percurso educativo.

Ar­tigo dis­po­nível, em versão in­te­gral, na edição nº 3845 de O Re­gi­onal, pu­bli­cada em 27 de maio de 2021.

44 Recomendações
205 visualizações
bookmark icon