Opinião

Falar e agir com verdade!...

• Favoritos: 44


No ano 250 antes de Cristo os príncipes que iam herdar o trono da China, antes de se tornarem imperadores, tinham de se casarem , pois a lei assim o determinava. O príncipe teria de escolher uma, entre as damas da corte. Entre todas as senhoras, havia uma muito humilde filha de uma serviçal da corte que disse à sua mãe que se ia também apresentar.
Mãe, eu amo muito o príncipe!... Assim, posso estar junto dele um bocadinho!...
As suas vestes não eram comparadas em beleza às das outras concorrentes e a mãe disse-lhe:
- Filhinha, eu sei que estás a sofrer, mas o que queres é uma verdadeira loucura!...
Na sua simplicidade, também se apresentou. Os seus olhos brilhavam, ao fitar todos os passos do príncipe. As damas nem repararam nela. Reunidas todas as senhoras do palácio, o príncipe diz-lhes:
-Vou dar uma sementinha de flor a cada uma de vocês e quero que delas façais brotar as mais lindas flores, para eu apreciar. O prazo que vos dou são 6 meses. A que tiver as mais lindas flores será a imperatriz da China.
A humilde filha da serviçal semeou com todo o cuidado a sementinha. Esperou bastante tempo, mas ela não germinava. Triste, ia junto do vaso todos os dias, na esperança de ver os rebentinhos deitarem as minúsculas folhinhas fora da terra. Mas nada!... Deitou à volta fertelizante e água na esperança de a ver nascer, mas em vão!...
Triste, diz à mãe:
-Eu vou levar o vaso, mesmo sem nada, ao príncipe, pois assim sou feliz só de o olhar.
Chegando ao palácio, ficou maravilhada com as cores belíssimas dos vasos floridos das damas.
Meio escondida, vê o seu senhor aproximar-se dela dizendo:
-Tu és a escolhida, pois todas as sementes eram estéreis. As tuas colegas não agiram com verdade. Tu foste honesta e corajosa!... Mereces ser imperatriz da China.
A grande lição que os meus queridos leitores podem tirar desta história é:
-Se para se vencer na vida, estiver em jogo a honestidade, é melhor perder, pois no final se ganhará.
A maioria das pessoas odeia a desonestidade e a corrupção na política, no futebol na vida em geral, mas alguns acham que um pouco de desonestidade é uma maneira fácil de subir na vida.

44 Recomendações
53 visualizações
bookmark icon