Cultura e Lazer

Rankings mostram bom desempenho, mas diretores consideram que “valem o que valem”

• Favoritos: 32


A escola João da Silva Correia, segundo o ranking do jornal PÚBLICO/Católica Porto Business School, é o melhor estabelecimento de ensino do distrito de Aveiro.

Já são conhecidos os rankings das escolas básicas e secundárias do país, preparados por vários órgãos de comunicação social, com base nas médias dos exames nacionais. A escola João da Silva Correia, segundo o ranking do jornal PÚBLICO/Católica Porto Business School, é o melhor estabelecimento de ensino do distrito de Aveiro. Mas, de acordo com os diretores dos agrupamentos, esta avaliação anual “vale o que vale” e, em muitos casos, pode mesmo “induzir à criação de rótulos”.

A Escola Secundária João da Silva Correia é a escola pública melhor classificada do distrito de Aveiro, segundo o ranking elaborado pelo jornal PÚBLICO/Católica Porto Business School, com base nos exames do secundário do ano letivo passado. Os dados foram revelados, na última quinta-feira, dia 20, e assinalam que esta escola sanjoanense teve uma classificação média de 14.57. As outras escolas de S. João da Madeira tiveram uma pontuação média de: 13.71, Escola Oliveira Júnior; 11.64, Escola Dr. Serafim Leite; e 11.63, Centro de Educação Integral-CEI.
No total dos exames realizados nas escolas de todos os concelhos, S. João da Madeira conseguiu uma classificação média de 13.63, enquanto Santa Maria da Feira conseguiu 13.31, Espinho, 13.57, Estarreja, 13.48, Oliveira de Azeméis, 13.00 e Ovar, 12.60.
Referindo-se a algumas disciplinas em concreto, nas escolas públicas, no exame de Português, a classificação média da Escola João da Silva Correia foi de 13.53, seguindo-se a Escola Dr. Serafim Leite, com 12.65 e a Escola Oliveira Júnior, com 12.34.
Na disciplina de Matemática, a média da Escola Oliveira Júnior foi de 14.91, a de João da Silva Correia, 14.63, enquanto a da Escola Dr. Serafim Leite se ficou pelos 12.78.

Ar­tigo dis­po­nível, em versão in­te­gral, na edição nº 3845 de O Re­gi­onal, pu­bli­cada em 27 de maio de 2021.

32 Recomendações
454 visualizações
bookmark icon