Opinião

Aniversário...

• Favoritos: 6


23Por vezes uma fotografia de grupo bastava... era algo silencioso, que só a nós revelava as imensas histórias que ali se passaram. Histórias todas construídas com palavras, por vezes com alguma ficção de momento, também com a inspiração que nos advém do abuso do álcool. Estamos com amigos, estamos desinibidos, não há razão para timidez, mesmo não sendo o centro das atenções estamos lá no meio, leva-nos a pensar que fazemos parte, fomos convidados, não aparecemos do nada. Costuma-se dizer que a casamentos e batizados só vão os convidados, podemos acrescentar aniversários.
Aniversários são festas onde reunimos as pessoas mais chegadas, de certo modo pessoas que amamos e que queremos que sejam testemunhas do modo como estamos envelhecendo. Por vezes críticos, que nos ajudam na resolução de obstáculos que nos vão aparecendo. São essas pessoas que nos acompanham, neste, por vezes duro mas, na maioria maravilhoso, caminho que é viver.
Aniversário é, para a maioria das pessoas, um dia feliz! Logo pela manhã recebemos um beijo da pessoa ou pessoas que fazem parte do núcleo familiar, depois as mensagens dos amigos e restante família. Aqui lembro o telefonema da minha mãe, que nunca se esquece dos aniversários dos filhos e dos netos.
Os aniversários, como muitas outras coisas na vida, tem centenas de formas para se organizarem. Formam-se comissões, pensam-se nas surpresas, etc... Mas, o mais importante, como tudo na vida, é o Amor. Não há lugar a hipocrisias. Espera-se que tudo que damos e recebemos sejam dádivas do coração...
O meu neto Martim, que por estes dias festejou o seu aniversário, é como um pequeno istmo que nos liga a outra família. A minha filha Sofia e o meu genro Fábio, que nos proporcionaram uma sincera festa de aniversário e me inspiraram para esta crónica.
Amigos, só fazemos anos uma vez por ano... Para todos vós, parabéns, não os deixem de festejar!
Nos livros, deixo-vos a sugestão de “A grande solidão”, de Kristin Hannah; na música recordem Tracy Chapman.
Vamos festejar com moderação. Não abusem...

6 Recomendações
2 visualizações
bookmark icon