Desporto

Maior intensidade defensiva e poder físico fizeram a diferença

• Favoritos: 2


A AD Sanjoanense voltou a perder este domingo para a Proliga em casa do líder da zona norte, o Illiabum Clube. Derrota por 81-69, perante um adversário que foi mais forte defensivamente, forçando o erro, e sendo mais consistente no ataque.

Na partida de domingo, em casa do Illiabum, líder da zona norte da Proliga, assistiu-se a uma entrada forte dos homens de João Figueiredo, que aplicaram o seu jogo tão característico de pressão a campo inteiro. A maior intensidade dos homens da casa cedo surtiu efeito, com um parcial de 11-0. Muitas dificuldades em assentar o seu jogo ofensivo por parte dos alvinegros, que rapidamente fizeram sete turnovers, forçados pela pressão defensiva dos homens do Illiabum.

Se ofensivamente a Sanjoanense não estava bem na partida, então o que dizer defensivamente, não conseguindo parar uma equipa que saía forte em transição e na penetração para o cesto. No entanto, no segundo período assistiu-se a uma reação da equipa que viajou de S. João da Madeira, também na sequência de uma maior rotatividade do banco dos homens da casa. Tirando partido das constantes alterações, os alvinegros acabaram por vencer o período (15-22), reduzindo a diferença no marcador, que ao intervalo registava 45-33 favorável ao Illiabum.

A segunda parte arrancou com o experiente Augusto Sobrinho a marcar um triplo e a dar o primeiro sinal do que viria a ser este terceiro período. O seu jogo exterior associado à diferença de estatura das duas equipas, voltou a ser crucial para que os homens da casa tivessem cavado, novamente, um grande fosso no marcador. O parcial de 30-14, quase que sentenciou a partida, deixando o Illiabum a vencer por 75-47.

Na entrada do último período, o técnico João Tiago alterou o sistema defensivo da sua equipa e tentou surpreender o adversário. A defender zona, a Sanjoanense causou algumas dificuldades ao adversário, e no ataque o jogo exterior começou a aparecer, algo que na sexta-feira não tinha acontecido. Foram 10 minutos de superioridade alvinegra (6-22), que serviu para atenuar o resultado final que se fixou em 81-69.

Vitória justa do Illiabum, que confirmou o bom momento da equipa e o favoritismo na partida. Desta forma mantêm a liderança no campeonato, com 21 pontos, a par com o Desportivo da Póvoa. Já a Sanjoanense manteve a quarta posição, com 13 pontos, lugar que dá acesso ao play-off.

Na próxima jornada, nova deslocação, a casa do SC Vasco da Gama, no sábado, 22 de maio, pelas 21h30.

2 Recomendações
1 visualização
bookmark icon