Política

“Elevação a cidade reflete inconformismo e vontade de superação dos Sanjoanenses”

• Favoritos: 4


Há 37 anos, a 16 de maio de 1984, era aprovada pela Assembleia da República a elevação de S. João da Madeira à categoria de cidade. A data é assinalada hoje com várias iniciativas, entre as quais se destaca a Sessão Solene na Casa da Criatividade.

A sessão solene comemorativa do 37.º aniversário da elevação de S. João da Madeira a cidade decorre neste momento, na Casa da Criatividade, com o Presidente da Câmara no uso da palavra. Um discurso que abriu com referências ao “inconformismo”, “desejo de progresso” e “vontade de superação” que caraterizam os sanjoanenses.

Jorge Vultos Sequeira sustenta que esses atributos estão na base da decisão tomada pela Assembleia da República no dia 16 de maio de 1984 que é celebrada no Dia da Cidade e que – tal como havia acontecido com a emancipação concelhia em 1926 - “constituiu a etapa a vencer, a barreira a ultrapassar, o passo seguinte”, dando continuidade ao “processo de afirmação politico desta comunidade”.

Um processo no qual coube a Carlos Ribas um papel importante, que era, à data, deputado à Assembleia da República eleito pelo PSD e que, nessa qualidade, apresentou um projeto de lei prevendo a elevação de S. João da Madeira a cidade. O ex-parlamentar é o comissário das comemorações do 16 de maio deste ano, na sequência de convite endereçado pelo Presidente da Câmara, que expressou “a gratidão da nossa terra” pelos serviços que o social-democrata prestou “no processo que conduziu ao momento que hoje celebramos”.

Numa sessão com referências a “múltiplas e relevantes marcas” da identidade sanjoanense, o programa arrancou com a atuação da Banda de Música de S. João da Madeira – a mais antiga instituição da cidade –, e contou também com a entrega do Prémio Literário João da Silva Correia e a assinatura de protocolos com seis empresas, que passam a reforçar o contingente de parceiros do programa municipal de Turismo Industrial.

4 Recomendações
0 visualizações
bookmark icon