Sociedade

PSP promove ação de sensibilização junto das escolas para prevenir dependências

• Favoritos: 2


A PSP iniciou recentemente, através das Equipas do Programa “Escola Segura”, ações de sensibilização em estabelecimentos do ensino básico e secundário de S. João da Madeira, subordinadas ao mote “Vive na Real! – Não na Dependência”.

Arrancaram, no dia 26 de abril, e vão continuar a sensibilizar estudantes do 3.º ciclo dos ensinos básico e secundário das escolas de S. João da Madeira. Com o lema “Vive na Real! – Não na Dependência”, as campanhas são desenvolvidas pelas equipas do Programa “Escola Segura” e visam prevenir e minimizar os problemas relacionados com o consumo de substâncias psicoativas junto das comunidades mais jovens.
Através de uma intervenção integrada, as autoridades querem reduzir os comportamentos aditivos e as dependências, considerando este tipo de ações “particularmente importantes”, uma vez que se destinam a uma franja da população estudantil que inicia os consumos de substâncias psicoativas “cada vez mais cedo”.
José Rodrigues explicou, segunda-feira, dia 10, a uma turma composta por 23 alunos do 9.º ano da EB.2/3, “a importância e a atenção” que os jovens devem ter no dia a dia. “É necessário evitar determinados comportamentos. Temos que saber fugir dos perigos e dos riscos, mesmo quando estamos junto dos nossos amigos”, recomendou. O palestrante deu um exemplo concreto de uma ação de prevenção: “quando formos a um local de diversão, deveremos andar sempre com o copo na mão”, referindo-se às substâncias que podem ser colocadas na bebida.

Ar­tigo dis­po­nível, em versão in­te­gral, na edição nº 3843 de O Re­gi­onal, pu­bli­cada em 13 de maio de 2021.

2 Recomendações
9 visualizações
bookmark icon