Sociedade

Bombeiros com cerimónia “caseira” no 93º aniversário

• Favoritos: 37


Os Bombeiros de S. João da Madeira, completaram, dia 29 de abril, 93 anos. A data foi hoje assinalada com limitações e numa cerimónia muito “caseira”.

Tal como em 2020, a data voltou a não ser assinalada com pompa e circunstância devido à pandemia causada pela covid-19. Apesar das condicionantes, os Bombeiros Voluntários de S. João da Madeira estão a assinalar, este sábado, o 93º aniversário da Associação de “forma caseira”, como assinalou a ‘O Regional’ Normando Oliveira, comandante da corporação.

As comemorações oficiais começaram cedo com o içar das bandeiras, a que se seguiram a romagem aos Cemitérios Números 1, 2 e 3, e uma deposição de uma coroa de flores no Monumento ao Bombeiro, acompanhada de uma missa para a comunidade na Igreja Matriz por “alma dos bombeiros dirigentes, sócios e beneméritos já falecidos”. A meio da manhã deu-se início a uma breve sessão solene, no edifício do quartel operacional, com “quatro promoções” e que foram acompanhadas por vários elementos da Associação e pelo Presidente do Município.

Num momento ainda cheio de limitações devido à pandemia, a principal mensagem de Normando Oliveira neste aniversário foi para os Bombeiros. O comandante destacou o empenho de todos os elementos, o que exige ausências constantes e saídas de casa a qualquer hora. “Quero enaltecer todo o esforço e trabalho dos bombeiros pelo trabalho meritório e pela forma resiliente na resposta que têm dado a este propósito”, afirmou. Reforçou, ainda, o espírito de missão e o trabalho realizado pela associação numa altura “difícil” provocada pela pandemia da covid-19.

A cerimónia “formal” contou com um grande número de mulheres e homens do corpo ativo e direção. “É uma forma de mostrarmos a nossa união, mesmo numa altura em que, felizmente, S. João da Madeira beneficia de alguma acalmia devido à pandemia”.

Jorge Vultos Sequeira, presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira, na sua intervenção, não deixou de reforçar a importância dos Bombeiros junto da comunidade sanjoanense.

Recorde-se que, apesar das comemorações terem acontecido hoje, o 93º aniversário da Associação teve lugar no passado dia 29 de abril.

37 Recomendações
99 visualizações
bookmark icon