Sociedade

Treinar ao ar livre há muito que é uma opção dos sanjoanenses

• Favoritos: 9


Em S. João da Madeira, há 11 pontos com equipamentos para a prática desportiva ao ar livre. A importância do exercício físico e o receio de contágio do novo coronavírus têm levado muitas pessoas a optarem por estes espaços exteriores...

 

Apesar da reabertura dos ginásios, há cada vez mais sanjoanenses que preferem praticar desporto ao ar livre. A tendência já existia antes da pandemia e, ao que tudo indica, mantém-se agora e não apenas por uma questão de segurança. É como se se tratasse de uma “questão de liberdade”, como refere João Almeida Gomes, que frequenta com muita regularidade o ginásio situado no Parque do Rio Ul. “Gosto de correr aqui e depois utilizo o equipamento para completar o treino”, conta.
Ao todo, há 11 ginásios ao ar livre nos jardins e parques da cidade, com máquinas para exercitar, por exemplo, pernas, braços, bem como abdominais e até mesmo as costas. Os equipamentos estão distribuídos pela pista Alberto Batista, Espadanal, Largo S. João, Misericórdia, Parque Ferreira de Castro, Parque do Rio Ul, Orreiro, Rua José Régio, Rua Manuel Luís da Costa, Rua da Mourisca e Fundação Salazar. São fáceis de usar e, alguns, até estão acompanhados por uma breve descrição.
Segundo apurámos, os primeiros ginásios foram instalados em 2010. Os mais recentes foram colocados em 2018. Com os ginásios encerrados, os sanjoanenses optaram pelo exercício ao ar livre, uma das exceções ao confinamento decretado pelo Governo.

Ar­tigo dis­po­nível, em versão in­te­gral, na edição nº 3842 de O Re­gi­onal, pu­bli­cada em 6 de maio de 2021.

9 Recomendações
26 visualizações
bookmark icon