Cultura e Lazer

Projeto Habitus encerra com percurso artístico pela cidade

• Favoritos: 28


Inaugura no próximo sábado, dia 8, e encerra no dia 23 deste mês o ‘Malha’, evento de encerramento do Projeto Habitus, promovido pela Câmara Municipal de S. João da Madeira e executado por três associações do concelho.

Do evento faz parte um coletivo de artistas multidisciplinar que desenvolveu sete “Estações Criativas” com os grupos participantes, criando um percurso pela cidade.
De acordo com a organização, “esta experiência artística está relacionada com a intervenção comunitária, e tem um campo de ação visível na área do desenvolvimento interpessoal que, como numa malha, se vai tecendo, envolvendo comunidades, parcerias e territórios que se foram interligando”.
A mesma fonte recorda que o projeto Habitus desenvolveu diferentes oficinas ao longo dos últimos três anos, tendo em vista “uma intervenção comunitária na cidade”.
Envolveu 150 participantes, tendo a Câmara Municipal como entidade promotora e como entidades executoras a Associação de Jovens Ecos Urbanos, a Associação MenteMovimento e o Centro de Cultura e Desporto de S. João da Madeira.
Quanto às estações, a primeira é na Câmara Municipal (Auto-retrato), seguindo-se a Casa da Criatividade (À Janela), sendo que cada vídeo-instalação pode ser visitada conforme o horário de funcionamento dos espaços (no caso da Casa da Criatividade, em dias de espetáculos).
Há também uma exposição para ver na Rua da Liberdade e a possibilidade de visitar a estação do Largo Padre Aguiar, onde estarão: O Pano - Instalação têxtil; Recetáculo Floral – Azulejos e Pudesse eu – Poemas Ilustrados.
A quinta estação é o Hospital de S. João da Madeira (Heróis da Saúde Mental - Ilustrações/Stop-Motion/Figuras; Recetáculo Floral – Azulejos e Pudesse eu – Poemas Ilustrados).
Já a sexta estação é online, e conta com a participação da Rádio Regional Sanjoanense, que se associa ao evento, designadamente transmitindo temas originais.
A última estação deste percurso criativo é na Cooperativa 11 de outubro (Reconstrução, Pintura Mural de Fábio Araújo, com a participação de moradores/as locais).
‘Malha’ é “rede, construção, conexão, fios que se tecem, mas também pode ser som, música que nos incentiva ao movimento, que nos convida à expressão própria”, conclui a organização.
A iniciativa, a ser inaugurada no próximo sábado, às 11h, conta também com a Associação Sótão do Vizinho, que integra a Companhia Teatro em Caixa, de Santa Maria da Feira.

28 Recomendações
71 visualizações
bookmark icon