Educação

Web Summit - S.O.S. PLANETA!

• Favoritos: 6


A turma do 9.ºB da Escola Básica e Secundária de Arrifana organizou, no passado dia 15 de abril, uma Web Summit denominada “S.O.S. Planeta!”, no âmbito do projeto “A Par e Passo”, no qual esta turma está integrada. Transmitida em direto via streaming no facebook do Agrupamento de Escolas de Arrifana, teve como objetivos essenciais debater ideias e consciencializar a comunidade para o grave problema climático que nos afeta hoje e que continuará cada vez mais a afetar no futuro: as alterações climáticas.
Este evento online teve como convidados o biólogo Dr. António Keating (profissional na área de recuperação de solos, da agricultura biológica, de estudos de impacto e de avaliação ambiental), a ativista do movimento Youth For Climate Justice, Sofia Oliveira (que, juntamente com cinco amigos, colocou um processo contra 33 governos no Tribunal Europeu dos Direitos do Homem, por estes não estarem a fazer o suficiente para combater as alterações climáticas) e a Eng.ª Marina Rodrigues (chefe da divisão do ambiente na Câmara Municipal de Santa Maria da Feira).
Todos os convidados foram interpelados com questões sobre as alterações climáticas, seus efeitos e formas de combate. Questões como a mudança de mentalidades e dos nossos hábitos do quotidiano (alimentares, uso de transportes alternativos), a proteção dos solos e das pradarias marinhas como potenciais alternativas de contributo para a diminuição do aquecimento global, a diminuição do uso de combustíveis fósseis em prol de energias limpas, medidas de política nacional e estratégia municipal da adaptação às alterações climáticas, entre outras, foram tidas em conta nas intervenções dos três oradores. Todos foram unânimes em considerarem que o conhecimento leva a mudanças de atitude. Começando no nosso dia-a-dia, podemos fazer a diferença. Partilhar informação através das nossas redes sociais, participar em movimentos ambientalistas, identificar situações agressivas para a natureza e denunciá-las poderão constituir atitudes de mudança para um ambiente melhor. Como realça Dinis Ferreira, aluno do 9.º B, “além de ter ficado a par de soluções que estão a ser tidas em conta para combater as alterações climáticas, aprendi também algumas formas de continuar a ajudar o Planeta.”
Este debate de ideias teve uma agradável adesão por parte da comunidade em geral, pois esta teve a oportunidade de, em direto, partilhar as suas ideias e preocupações sobre esta temática e de colocar algumas questões pertinentes, vendo esclarecidas as suas dúvidas por especialistas da área. “Com esta Web Summit, conseguimos esclarecer algumas dúvidas e alertar outros jovens que têm um futuro comum connosco.”, afirma Maria Pinheiro, uma das participantes.
Para quem não teve oportunidade de assistir em direto a esta Web Summit, pode visioná-la na página do Facebook do Agrupamento de Escolas de Arrifana, pois este problema é de todos e todos devem ter um papel ativo face a este grave problema ambiental que assola o nosso planeta.
Foi, sem dúvida, um momento enriquecedor para todos e, acima de tudo, para a turma organizadora. Como refere o aluno Tiago Gomes, “aprendi bastante, adquiri mais conhecimento sobre as alterações climáticas e apercebi-me que é preciso começar a tratar urgentemente do nosso Planeta”. A aluna Leonor Oliveira acrescenta ainda que “este evento foi muito interessante e cativante, pois proporcionou momentos únicos, que fizeram refletir, aprender e pensar em tudo o que foi debatido”.
Os alunos e professores responsáveis estão de parabéns pela sua prestação e podem sentir-se congratulados por terem dado mais um passo a caminho de salvar o nosso Planeta!
Atitudes como esta, A PAR E PASSO, vamos conquistando o bem-estar do Planeta.

Turma do 9.º B

6 Recomendações
comments icon0 comentários
0 favoritos
21 visualizações
bookmark icon

Escreva um comentário...

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *