Desporto

Margarida Ribeiro sagra-se campeã de Aveiro

• Favoritos: 1


A jovem sanjoanense Margarida Ribeiro, xadrezista do CA Téssera, sagrou-se campeã de Aveiro em Sub-10. Os irmãos Gustavo e Rodrigo Ribeiro ficaram pela terceira posição nos escalões de Sub-14 e Sub-16

Os Campeonatos de Aveiro de Xadrez de Jovens coroaram com o título de campeã distrital a jovem sanjoanense Margarida Ribeiro, do Clube Académico (CA) Téssera. A prova realizada nas instalações da Escola Básica de Vera Cruz, em Aveiro, conta com a participação de quarenta atletas de cinco clubes, nos diferentes escalões
O CA Téssera esteve representado por quatro dos seus melhores praticantes, conseguindo o título distrital no escalão Sub-10 anos feminino por intermédio de Margarida Ribeiro que obteve quatro vitórias neste campeonato. Já no escalão sub-12 anos, Pedro Alves classificou-se em 10º lugar. Mas as subidas ao pódio não se ficaram pela jovem xadrezista, sendo que nos escalões sub-14 e sub-16 anos, Gustavo Ribeiro e Rodrigo Ribeiro terminaram com os mesmos pontos de mais dois atletas, mas com piores critérios de desempate, acabando ambos por se classificarem na terceira posição.
Estes atletas estão apurados para os Campeonatos de Portugal de Xadrez de Jovens que a Federação Portuguesa de Xadrez vai organizar em data e local ainda a confirmar
Entretanto, o CA Téssera iniciou a sua participação na Zona Norte do Nacional de Xadrez da 2ª Divisão com uma deslocação a Viana do Castelo onde venceu por 2-1 a Associação Desportiva e Cultural de Perre, com vitórias de Ricardo Dias, campeão nacional sub-20 anos, perante António Franco, e de Rodrigo Ribeiro diante de Eric Belo. Vítor Carvalho inclinou o rei no confronto com Ricardo Peixoto e na mesa dois, o mestre nacional Stephane Silva empatou com Miguel Palhas.
Com este resultado, a equipa do CA Téssera lidera em conjunto com o Clube dos Galitos, o Centro Recreativo de Xadrez e a Escola de Xadrez do Porto, todos com três pontos, seguido de ADC Perre, GD Dias Ferreira Matosinhos II, GX Porto e GX Cento e Treze Porto, com um ponto.
Na Série B do Nacional da 3ª Divisão, a equipa secundária do CA Téssera foi derrotada pelo Clube de Xadrez UGT de Viseu por 3-1, com vitória de Gustavo Ribeiro contra Fernando Costa e derrotas de Igor Pires, Daniel Silva e Francisco Ribeiro diante de Francisco Madeira, Manuel Martins e David Moreira. Na classificação, lideram com três pontos Academia de Xadrez de Gaia II, CX Colégio Português Aveiro II, CX UGT Viseu e Associação Académica de Espinho, seguido de Escola Profissional de Gaia II, Grupo de Xadrez do Porto II, Clube Académico Téssera II e CX Agrupamento de Escolas de Aveiro, com um ponto.
Na 2ª jornada, que se disputa a 8 de maio, pelas 15 horas, o CA Téssera defronta o GX Porto e a equipa dois defronta o AX Gaia II.

comments icon0 comentários
0 favoritos
20 visualizações
bookmark icon

Escreva um comentário...

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *